Por Redação O Estado de S. Paulo – 29/05/2025 07:15
Morreu na quarta-feira, 28, o embaixador Marcos Azambuja, aos 90 anos. A informação foi confirmada pelo Centro Brasileiro de Relações Internacionais (Cebri).
“Marcos Azambuja foi um dos diplomatas mais completos de sua geração. Teve atuação destacada em questões multilaterais, como desarmamento e meio ambiente, e deixou uma marca singular nos postos que chefiou, Buenos Aires e Paris. Tinha uma capacidade única de explicar as questões diplomáticas com clareza, precisão e mesmo humor”, afirma a nota do Cebri.
Azambuja era colaborador do Centro Brasileiro de Relações Internacionais e estava trabalhando em livro que reunia textos diplomáticos.
Em sua carreira diplomática, serviu como Embaixador do Brasil na Argentina e na França, além de ter chefiado a delegação brasileira para o desarmamento e os direitos humanos, em Genebra.
Azambuja também coordenou a Conferência das Nações Unidas sobre o Meio Ambiente e o Desenvolvimento, que ficou conhecida como Rio-92, e estabeleceu um plano de ação global para o desenvolvimento sustentável.
No Ministério das Relações Exteriores, atuou como Secretário-Geral, o equivalente a vice chanceler. Marcos Azambuja nasceu no Rio de Janeiro, em 1935, e era considerado um dos diplomatas mais importantes do País.
Por: Estadão Conteúdo
O início de um novo ano costuma ser um período decisivo para quem deseja colocar…
Interessados em solicitar isenção da taxa de inscrição poderão fazê-lo a partir desta quinta-feira (15/01).…
Criado para ajudar a reduzir as infecções relacionadas à assistência à saúde em unidades hospitalares…
A Polícia Rodoviária Federal (PRF) atendeu, na tarde desta quarta-feira, 14, um sinistro de trânsito…
A Câmara Municipal de Goianésia, em parceria com o Governo de Goiás, por meio da…
O Grupo Divina Luz, com pesar, comunica o falecimento de Noete Mendes da Silva, ocorrido…
This website uses cookies.