Morre Edu Manga, habilidoso meia revelado no Palmeiras e com passagem na seleção, aos 58 anos


O futebol brasileiro se despediu nesta sexta-feira de um dos grandes nomes dos anos 80. Morreu, aos 58 anos, o habilidoso meia-atacante Eduardo Antônio dos Santos, o Edu Manga, grande revelação do Palmeiras, que também defendeu o rival Corinthians, além da seleção brasileira e fez sucesso no futebol mexicano (América), japonês (Shimizu S-Pulse) e espanhol (Real Valladolid. Ele estava internado em Barueri lutando contra problemas renais.

“Hoje é um dia triste, perdi um dos melhores amigos que tinha no futebol, Edu Manga. Desde os 13 anos de idade no Palmeiras, eu, Edu Manga e Gerson Caçapa sempre juntos. Vá com Deus meu irmão. Você foi um craque, admirava seu futebol. Meus sentimentos”, lamentou o lateral Denys, amigo pessoal e justamente quem o apelidou de Manga por causa de seu penteado.

Nascido em Osasco, Edu foi revelado no Palmeiras em 1985, clube pelo qual atuou em 188 jogos e anotou 44 gols até 1989. E desde cedo se caracterizou por sua habilidade em armar jogos e também por superar marcação adversária com dribles. O futebol diferenciado o levou à seleção brasileira, pela qual jogou em nove oportunidades.

“Com profunda tristeza, recebemos a notícia do falecimento, aos 58 anos, de Eduardo Antônio dos Santos, o Edu Manga, ídolo da torcida do Palmeiras nos anos 1980. Formado nas categorias de base do clube, pelo qual atuou profissionalmente de 1985 a 1989, o meia fez 44 gols em 188 jogos com a camisa alviverde e acumulou convocações para a seleção brasileira. Prestamos nossas condolências à família e aos amigos do nosso eterno Edu Manga. Descanse em paz, craque!”, lamentou o Palmeiras.

O desempenho de alto nível no Palmeiras o levou para o América do México, no qual anotou 37 gols em 50 aparições e conquistou a Liga dos Campeões da Concacaf e a Copa Interamericana em 1990. Após passagem rápida pelo Corinthians, o ex-meia seguiu desbravando no futebol internacional, agora no Shimizu S-Pulse, do Japão. Ainda defendeu Emelec, voltou ao América e passou também por Real Valladolid, eleito um dos melhores estrangeiros da história do clube.

No Brasil, além dos arquirrivais do estado, também vestiu as camisas de Athletico-PR, Rio Branco, Sport, Remo, Náutico e Figueirense, onde se aposentou em 2002.



Por: Estadão Conteúdo

Estadão

Recent Posts

Dwayne Johnson enfrenta seus medos no filme ‘Coração de Lutador’

O medo não é algo tipicamente associado a Dwayne Johnson. Certamente não no ringue, como…

9 minutos ago

Globo não vai divulgar sinopses da última semana da novela ‘Vale Tudo’

Chegando na reta final de Vale Tudo, a Rede Globo decidiu não divulgar as sinopses…

19 minutos ago

Polícia divulga laudo de amostras de bebidas ingeridas pelo cantor Hungria

A Polícia Civil do Distrito Federal divulgou nesta sexta-feira, 3, que não foi detectada a…

25 minutos ago

Após Hamas aceitar libertar reféns, Trump diz que Israel deve parar bombardeios imediatamente –

Após o Hamas divulgar comunicado nesta sexta-feira, 03, aceitando alguns dos principais pontos da proposta…

27 minutos ago

Macron ressalta oportunidade de cessar-fogo em Gaza e pede compromisso do Hamas “sem demora”

O presidente da França, Emmanuel Macron, afirmou que o compromisso do Hamas deve ser cumprido…

45 minutos ago

Trump diz que Israel deve parar ataques em Gaza e que Hamas está ‘pronto para paz duradoura’

Por Redação O Estado de S. Paulo* - 03/10/2025 19:14 O presidente dos Estados Unidos,…

54 minutos ago

This website uses cookies.