Morre a atriz e comediante Berta Loran, aos 99 anos


A atriz Berta Loran morreu na noite deste domingo, 28. A veterana completaria seu centenário em março. Ela estava internada no Hospital Copa D’Or, no Rio de Janeiro. Em nota, a assessoria do centro de saúde confirmou a morte, mas disse que não está autorizada a divulgar a causa.

Berta nasceu em Varsóvia, na Polônia, em 1926. Chegou ao Brasil aos 9 anos de idade, fugida da perseguição nazista aos judeus na Europa. Ela se naturalizou brasileira em 1957.

Carreira

O início da carreira como atriz e comediante se deu em clubes da comunidade judaica. Estreou no cinema em 1955, no filme Sinfonia Carioca, de Watson Macedo. Depois de uma carreira consolidada no cinema e no teatro, Berta foi chamada para compor o elenco do programa Espetáculos Tonelux, na extinta TV Tupi.

A convite de Boni, entra para a TV Globo em 1966, para o programa Bairro Feliz, dirigido por Max Nunes (1922-2014) e Haroldo Barbosa (1915-1979). Na emissora, tem uma longa carreira, fazendo parte de elencos que construíram a história da televisão brasileira, como Balança Mas Não Cai (1968), Faça Humor, Não Faça Guerra (entre 1970 e 1973), Satiricon (1974-1975), Planeta dos Homens (1976-1982) e Viva o Gordo (1981).

A partir de 1991, passa a participar sistematicamente dos programas de Chico Anysio, em especial da Escolinha do Professor Raimundo, onde interpretava a imigrante portuguesa Manuela D’Além Mar. A atriz voltou à Escolinha na segunda versão do programa, em 2001, interpretando a judia Sara Rebeca. Volta, pela terceira vez à Escolinha, com a personagem Maria, novamente uma portuguesa, que contracenava com Manuel, vivido por Agildo Ribeiro.

Sua última atuação na televisão foi em A Dona do Pedaço, de 2009. Na trama de Walcyr Carrasco, Berta fez uma participação como Dinorá Macondo, mãe do personagem Juninho, vivido por Marco Nanini.



Por:Estadão Conteúdo

Estadão

Recent Posts

Fachin toma posse como presidente do STF; veja a composição da Corte

O ministro Edson Fachin, indicado ao Supremo Tribunal Federal (STF) em 2015 pela então presidente…

1 minuto ago

‘Não é pra todo mundo’

Ator afirmou que cada um deve decidir se deseja ou não falar sobre políticaWagner Moura…

2 minutos ago

Para Haddad, reformas estão criando ambiente que fará o PIB potencial crescer

O ministro da Fazenda, Fernando Haddad, disse nesta segunda-feira, 29, que reformas recentes aprovadas pelo…

13 minutos ago

Ana Sátila fatura medalha de bronze no Mundial de canoagem slalom na Austrália

O Brasil subiu no pódio na manhã desta segunda-feira no Mundial de Canoagem. Ana Sátila…

15 minutos ago

Moraes diz que Eduardo Bolsonaro cria dificuldades para ser intimado e recorre a edital

O ministro Alexandre de Moraes, do Supremo Tribunal Federal (STF), determinou nesta segunda-feira, 29, a…

16 minutos ago

This website uses cookies.