O ministro do Supremo Tribunal Federal (STF) Alexandre de Moraes rejeitou o pedido apresentado pela defesa do ex-assessor da Presidência Filipe Martins para que ele pudesse circular livremente por Brasília durante os dias em que acompanhará presencialmente o recebimento da denúncia pela Primeira Turma da Corte.
“A autorização para acompanhar o julgamento corresponde a excepcional alteração da situação do denunciado, em respeito ao princípio da ampla defesa, mas não significa uma verdadeira licença para fazer turismo ou atividades políticas em Brasília”, escreveu Moraes ao negar o pedido.
O advogado de Martins, o desembargador aposentado Sebastião Coelho, argumentou a Moraes que o impedimento do seu cliente se locomover livremente por Brasília o “impõe uma restrição mais severa do que aquela já observada pelo Requerente (Filipe Martins) em sua comarca de origem”.
A defesa ainda argumentou no pedido que a manutenção dessa restrição “contraria os princípios da proporcionalidade e da legalidade estrita das medidas cautelares” Segundo Coelho, a restrição de locomoção pode “gerar constrangimentos operacionais e jurídicos desnecessários, inclusive no acesso a alimentação, cuidados pessoais, reuniões com a defesa técnica ou deslocamentos imprevistos”.
Moraes, por sua vez, rejeitou os argumentos e definiu que Martins deverá, limitar-se ao roteiro “aeroporto-hotel-sessão de julgamento-hotel”, até seu retorno. O ministro ainda proibiu a divulgação de imagens da votação ou de seu deslocamento, mesmo que por terceiros, sob pena de multa e conversão mediata em prisão.
Por: Estadão Conteúdo
O ministro Flávio Dino, do Supremo Tribunal Federal (STF), determinou nesta segunda-feira, 15, que o…
O presidente da China, Xi Jinping, reforçou a importância de integrar vendas domésticas e exportações…
Quase cinco décadas depois do auge do Secos & Molhados, Ney Matogrosso e Gerson Conrad…
Em 15 de setembro, os fiéis da Igreja Católica celebram o Dia de Nossa Senhora…
As ações de fabricantes de chips analógicos da China dispararam nas bolsas do país depois…
Antônio Carlos Camilo Antunes, conhecido como "Careca do INSS", apontado como um dos principais operadores…
This website uses cookies.