Moraes fala que não irá admitir ‘tumulto processual’ e nega pedido da defesa de Bolsonaro


Nesta segunda-feira, 30, o ministro Alexandre de Moraes, do Supremo Tribunal Federal (STF), negou pedido da defesa do ex-presidente Jair Bolsonaro para que a Procuradoria-Geral da República (PGR) se manifeste sobre a conta no Instagram @gabrielar720, que supostamente teria sido usada por Mauro Cid. “Conforme já ressaltado inúmeras vezes, não será admitido tumulto processual e pedidos que pretendam procrastinar o processo. O curso da ação penal seguirá normalmente, e a Corte analisará as questões trazidas no momento adequado”, afirmou o ministro.

Na última sexta-feira, 27, o ministro Alexandre de Moraes deu 15 dias para que a PGR apresente alegações finais da ação penal da trama golpista e opte por condenar ou absolver os réus envolvidos na tentativa de golpe, dentre eles, Jair Bolsonaro. A defesa do ex-presidente alega que a manifestação da PGR sobre o uso de Mauro Cid da conta no Instagram antes deste prazo “mostra-se essencial” e que é necessário “trazer ao presente feito os documentos produzidos em paralelo, pois relacionam-se diretamente com os fatos aqui apurados”.

Os advogados de Bolsonaro esperam conseguir a nulidade das delações de Cid com base na sua violação da obrigação de sigilo e do impedimento de usar redes sociais. No perfil, que segundo a Meta foi registrado com um endereço de e-mail de Cid, o militar teria conversado com o advogado Eduardo Kuntz, feito críticas ao ministro Alexandre de Moraes, ao STF e ao delegado Fábio Shor, que conduz a investigação sobre inquérito do golpe. O ex-ajudante de ordens também deu a entender que sua delação premiada estava sendo distorcida.

Com base nessas conversas, e partindo do princípio de que não houve voluntariedade e espontaneidade por parte de Cid, Kuntz pediu a anulação do acordo de colaboração premiada do militar. Em depoimento prestado na última quinta-feira, 26, Mauro Cid negou ter usado a conta no Instagram e disse não ter conversado com Eduardo Kuntz. Ele ainda afirmou que os áudios disponibilizados foram gravados sem a sua autorização e repassados para o advogado.



Por: Estadão Conteúdo

Estadão

Recent Posts

Libertadores: São Paulo vence Atlético nos pênaltis e está nas quartas

O São Paulo fez valer o fato de jogar em casa, no estádio do Morumbis,…

10 minutos ago

Brasileiros têm 70,5% da renda comprometida com contas a pagar, aponta estudo da Serasa

Estudo feito pela Serasa Experian mostra que 70,5% da renda dos brasileiros está comprometida com…

12 minutos ago

Votação é encerrada na Bolívia; resultados preliminares devem ser divulgados às 22h

A votação foi encerrada nas eleições gerais da Bolívia às 16h no horário local (17h…

13 minutos ago

CCJ do Senado inclui PEC da autonomia financeira do BC na pauta de 20 de agosto

A Comissão de Constituição e Justiça (CCJ) do Senado incluiu a Proposta de Emenda à…

15 minutos ago

Sesi Araraquara conquista Liga de Basquete Feminino

O Sesi Araraquara garantiu o título da Liga de Basquete Feminino (LBF) após derrotar o…

22 minutos ago

Índice de Estoques sobe 1,5% em agosto ante julho, revela FecomercioSP

O Índice de Adequação dos Estoques (IE) na cidade de São Paulo avançou 1,5% na…

24 minutos ago

This website uses cookies.