Moraes eleva prazo para que a PGR se manifeste sobre descumprimento de cautelares de Bolsonaro


Na decisão emitida nesta terça-feira, 26, que determina o monitoramento 24 horas da casa do ex-presidente Jair Bolsonaro (PL), o ministro Alexandre de Moraes, do Supremo Tribunal Federal (STF), também ampliou para cinco dias o prazo para que a Procuradoria-Geral da República (PGR) se manifeste sobre o possível descumprimento de medidas cautelares e risco de fuga por parte do ex-presidente. Com isso, o novo prazo passou para 1º de setembro, a próxima segunda-feira.

Na segunda-feira, 25, Moraes deu um prazo de 48 horas para que a PGR se manifestasse dizendo se via elementos suficientes de violações de cautelares. O órgão pode até pedir pela prisão preventiva em regime fechado do ex-presidente, que atualmente está preso em casa.

No entanto, na decisão desta terça que determinou o monitoramento constante da residência de Bolsonaro, Moraes escreveu “encaminhe-se os autos à Procuradoria-Geral da República para manifestação quanto às questões pendentes, no prazo de cinco dias”.

O pedido de Moraes por um parecer da PGR se deu após a Polícia Federal afirmar que o ex-presidente usou redes sociais, o que foi vetado pelo STF, e se comunicou com o general Walter Braga Netto, embora o Tribunal tenha proibido o contato entre os réus na ação da trama golpista.

A PF também sustenta que Bolsonaro oferece risco de fuga, devido uma minuta de pedido de asilo político na Argentina encontrada no celular do político.

Na decisão que impôs o monitoramento na residência do político, Moraes também argumenta que a proximidade com o julgamento do ex-presidente, que se iniciará em 2 de setembro, justifica os cuidados extras.

Ele também diz que se baseou nos “elementos de prova colhidos pela Polícia Federal”, assim como no “renovado risco de fuga” e que as medidas “revelam-se absolutamente necessárias e adequadas as medidas de monitoramento pleiteadas, sem que haja qualquer agravamento da situação do réu”.

Após a decisão de Moraes, a Polícia Federal pediu ao ministro para colocar uma equipe de policiais dentro da residência do ex-presidente, 24 horas por dia, para monitorar o cumprimento das medidas.



Por: Estadão Conteúdo

Estadão

Recent Posts

Barro Alto completa 765 dias sem mortes violentas e se destaca em Goiás

A cidade de Barro Alto atingiu, nesta quarta-feira, 27, uma marca inédita: 765 dias consecutivos…

1 minuto ago

Taxas de juros ficam estáveis à espera de Caged e Galípolo

Após a alta da véspera, os juros futuros operam perto da estabilidade na manhã desta…

4 minutos ago

Por que o sonho americano da Cadillac não incluiu um piloto dos Estados Unidos na F-1

A Cadillac, mais nova equipe da Fórmula 1, começou sua jornada para expandir o grid…

6 minutos ago

Influenciadora apontada como affair de Zé Felipe assume romance com Luan Pereira

A influenciadora Victoria Miranda e o cantor Luan Pereira, envolvido em confusão com Dado Dolabella…

8 minutos ago

Felca diz que gastou um ano na elaboração do vídeo ‘Adultização’

Por Redação O Estado de S. Paulo - 27/08/2025 09:08 O influenciador digital Felca compartilhou…

14 minutos ago

Crédito para habitação PF sobe 0,9% em julho e avança 12% em 12 meses, afirma BC

O estoque das operações de crédito direcionado para habitação no segmento pessoa física cresceu 0,9%…

15 minutos ago

This website uses cookies.