Moraes eleva prazo para que a PGR se manifeste sobre descumprimento de cautelares de Bolsonaro


Na decisão emitida nesta terça-feira, 26, que determina o monitoramento 24 horas da casa do ex-presidente Jair Bolsonaro (PL), o ministro Alexandre de Moraes, do Supremo Tribunal Federal (STF), também ampliou para cinco dias o prazo para que a Procuradoria-Geral da República (PGR) se manifeste sobre o possível descumprimento de medidas cautelares e risco de fuga por parte do ex-presidente. Com isso, o novo prazo passou para 1º de setembro, a próxima segunda-feira.

Na segunda-feira, 25, Moraes deu um prazo de 48 horas para que a PGR se manifestasse dizendo se via elementos suficientes de violações de cautelares. O órgão pode até pedir pela prisão preventiva em regime fechado do ex-presidente, que atualmente está preso em casa.

No entanto, na decisão desta terça que determinou o monitoramento constante da residência de Bolsonaro, Moraes escreveu “encaminhe-se os autos à Procuradoria-Geral da República para manifestação quanto às questões pendentes, no prazo de cinco dias”.

O pedido de Moraes por um parecer da PGR se deu após a Polícia Federal afirmar que o ex-presidente usou redes sociais, o que foi vetado pelo STF, e se comunicou com o general Walter Braga Netto, embora o Tribunal tenha proibido o contato entre os réus na ação da trama golpista.

A PF também sustenta que Bolsonaro oferece risco de fuga, devido uma minuta de pedido de asilo político na Argentina encontrada no celular do político.

Na decisão que impôs o monitoramento na residência do político, Moraes também argumenta que a proximidade com o julgamento do ex-presidente, que se iniciará em 2 de setembro, justifica os cuidados extras.

Ele também diz que se baseou nos “elementos de prova colhidos pela Polícia Federal”, assim como no “renovado risco de fuga” e que as medidas “revelam-se absolutamente necessárias e adequadas as medidas de monitoramento pleiteadas, sem que haja qualquer agravamento da situação do réu”.

Após a decisão de Moraes, a Polícia Federal pediu ao ministro para colocar uma equipe de policiais dentro da residência do ex-presidente, 24 horas por dia, para monitorar o cumprimento das medidas.



Por: Estadão Conteúdo

Estadão

Recent Posts

Horóscopo do dia: previsão para os 12 signos em 13/10/2025

Nesta segunda-feira, as emoções tenderão a se intensificar, trazendo maior sensibilidade e desejo de conexão.…

2 horas ago

Cuiabá derruba o líder Coritiba e se aproxima do G-4 da Série B

O Cuiabá vai ganhando fôlego nessa reta final de Série B do Campeonato Brasileiro. Fazendo…

4 horas ago

Rayssa Leal reage à eliminação em Paris e fala sobre saúde mental: ‘Faço terapia’

Fora da final da etapa de Paris da Liga Mundial de Skate Street (SLS), disputada…

4 horas ago

‘É revoltante pedir caipirinha e tomar metanol’, diz mulher que ficou cega após intoxicação

Uma vítima de intoxicação por metanol ficou permanentemente cega após ingerir bebida alcoólica contaminada. Radharani…

5 horas ago

Diane Keaton deixou fortuna equivalente a R$ 544 milhões, diz site

Diane Keaton, renomada atriz de Hollywood que morreu neste sábado, 11, aos 79 anos de…

5 horas ago

Brasil conquista ouro, prata e bronze no segundo dia do Grand Prix de Lima de judô

O Brasil foi ao pódio três vezes neste domingo, segundo dia do Grand Prix de…

5 horas ago

This website uses cookies.