Moraes autoriza deputado do PL a visitar Braga Netto na prisão


O ministro do Supremo Tribunal Federal (STF), Alexandre de Moraes, autorizou nesta quarta-feira, 2, que o deputado federal Junio Amaral (PL-MG) visite o general Walter Braga Netto, preso preventivamente no Rio de Janeiro desde dezembro do ano passado após ser alvo de uma operação da Polícia Federal (PF). Braga Netto é investigado no STF por participação na tentativa de golpe de Estado após as eleições de 2022.

Junio Amaral é amigo pessoal de Braga Netto e afirma que já estava planejando a visita a alguns meses. “Agora que o STF autorizou a gente vai providenciar a ida. Tenho uma consideração muito grande por ele [Braga Netto]. Um respeito muito grande”, disse o deputado ao Estadão.

Segundo a decisão de Moraes, o encontro irá ocorrer na Vila Militar do Rio de Janeiro, local em que Braga Netto se encontra custodiado. O ministro determinou que a visita deverá respeitar as normas e regramentos da 1ª Divisão do Exército.

A data do encontro ainda não foi marcada. A decisão especifica que a visita tem “caráter estritamente pessoal”, dessa forma, será vedado o ingresso de assessores, seguranças, membros da imprensa e outras pessoas junto do deputado.

Além disso, Junio Amaral deverá entrar sem celular, equipamento fotográfico ou qualquer dispositivo eletrônico. Também está proibido o registro de imagens e áudio no interior da unidade prisional, sob pena de responsabilização.

No despacho da petição, o ministro Alexandre de Moraes determinou que a defesa de Braga Netto fosse consultada previamente sobre o pedido feito pelo deputado. Os advogados do general manifestaram-se dizendo que o militar não se opunha à visita.

Braga Netto foi candidato a vice-presidente pelo PL, na chapa do ex-presidente Jair Bolsonaro nas eleições de 2022. O militar foi detido em 14 de dezembro de 2024, em sua residência, localizada no bairro de Copacabana, no Rio de Janeiro, sob a acusação de obstrução da Justiça. A prisão preventiva foi solicitada pela PF e autorizada por Moraes.

Ao ordenar a prisão do general, Moraes afirmou que existem “fortes indícios” de que Braga Netto tenha contribuído de forma mais efetiva e de maior importância do que se sabia inicialmente para o planejamento e financiamento da tentativa de golpe que visava manter Jair Bolsonaro no poder. A decisão foi tomada com o apoio do procurador-geral da República, Paulo Gonet.



Por: Estadão Conteúdo

Estadão

Recent Posts

Horóscopo do dia: previsão para os 12 signos em 25/11/2025

Nesta terça-feira, os movimentos dos astros tenderão a trazer uma energia intensa, capaz de mexer…

1 hora ago

Mirassol derrota Ceará e fica perto de vaga direta para Libertadores

O Mirassol ficou muito perto de confirmar a vaga na fase de grupos na próxima…

3 horas ago

CBF anuncia Calendário do Futebol Feminino para o ano de 2026

A Confederação Brasileira de Futebol (CBF) divulgou nesta segunda-feira (24) o Calendário do Futebol Feminino…

6 horas ago

Os Donos do Jogo: 5 curiosidades sobre a nova série da Netflix

A série “Os Donos do Jogo” estreou na Netflix em 29 de outubro e logo…

7 horas ago

Dicas Essenciais para Comprar Imóvel e Economizar no ITBI e Taxas Cartorárias

Comprar imóvel é uma das decisões mais importantes da vida! É o momento de realizar…

7 horas ago

Texturas e volumes: ripados transformam iluminação dos ambientes

Sumário - O que são paineis ripados e por que estão em alta - Iluminação…

7 horas ago

This website uses cookies.