Categories: MUNDO

Moda, design e sustentabilidade: marca leva roupas de algodão colorido da Paraíba para o mundo

Uma empresa de moda inovadora, que mistura, em peças como vestidos, jaquetas e lenços, um design contemporâneo com aviamentos e acessórios desenvolvidos por artesãos da Paraíba — tudo isso sobre uma tecelagem feita de algodão colorido orgânico. O nome da marca é em inglês e traduz o significado do que propõe: Natural Cotton Color. Um grupo formado por pequenas empresas paraibanas que criam peças com a mesma matéria-prima, o algodão colorido.

A fundadora e CEO da Natural Cotton Color, Francisca Vieira, enxergou neste produto — cujas plumas já nascem com a cor do produto final — uma oportunidade de desenvolver um projeto de moda diferenciado, com olhos para o mercado internacional. Na mesma época, Francisca conheceu o Texbrasil. Parceria entre a Agência Brasileira de Promoção de Exportações (ApexBrasil) e a Associação Brasileira da Indústria Têxtil e de Confecção (ABIT), o programa promove empresas brasileiras do setor interessadas em vender para o exterior.

Os produtos tiveram boa aceitação já nas primeiras feiras de moda — em Paris e Londres — mas o cliente de fora exigia mais, como certificações internacionais e mais qualidade nos acabamentos, lembra Francisca. O que impulsionou a Natural Cotton Color a desenvolver peças cada vez mais elaboradas e a buscar a primeira certificação com aceitação internacional.

Tudo isso fez com que a empresa chegasse a mais de 10 países, tendo como principais compradores França, Alemanha e Itália. Expansão que só foi possível porque a ApexBrasil esteve sempre ao lado, conta Francisca: “A Natural Cotton Color foi feita a quatro mãos. Duas mãos, claro, são da Francisca Vieira e as outras duas são do programa da ApexBrasil.”

TexBrasil

A Natural Cotton Color foi uma das empresas que participou do Programa de Internacionalização da Indústria Têxtil e de Moda Brasileira (Texbrasil). O programa atua junto às empresas do setor têxtil e de confecção no desenvolvimento de estratégias para conquistar o mercado global.

Cerca de 2 mil marcas já exportaram com a ajuda do programa, gerando quase US$ 10 bilhões em negócios. “Quando a gente conta lá fora sobre os programas que a ApexBrasil tem, nenhum país tem isso. Mas é claro que a ApexBrasil é imprescindível para a exportação da moda brasileira”, destaca Francisca.

Para mais informações sobre esse e outros programas da ApexBrasil, acesse www.apexbrasil.com.br/solucoes.

Brasil 61

Recent Posts

Foragido da Justiça é recapturado em ação conjunta da CPE Goianésia e Forças Policiais

Nesta sexta-feira (05), uma ação integrada entre a Companhia de Policiamento Especializado (CPE) de Goianésia,…

2 horas ago

Fifa anuncia horário e local da final da Copa do Mundo 2026

A Fifa anunciou neste sábado (6) o horário da final da Copa do Mundo 2026.…

6 horas ago

Veja locais e horários dos jogos do Brasil na Copa do Mundo 2026

A Seleção Brasileira já conhece o caminho que percorrerá na fase de grupos da Copa…

6 horas ago

Brasil abre Copa do Mundo contra Marrocos em Nova Jersey em 13/6

A estreia da Seleção Brasileira na Copa do Mundo de 2026 será no dia 13…

7 horas ago

7 receitas vegetarianas com lentilha

A lentilha é um alimento nutritivo e repleto de benefícios para a saúde. Essa pequena…

9 horas ago

Natal de boas energias: veja elementos, rituais e receitas para a sua ceia

O Natal desperta sentimentos de conexão, cuidado e renovação, inspirando famílias a criarem ambientes mais…

11 horas ago

This website uses cookies.