Os ministros do governo Lula repercutiram nesta sexta-feira, 23, na rede social X, a morte do fotógrafo Sebastião Salgado.
Reconhecido internacionalmente, Salgado morreu aos 81 anos em Paris, França. Ele deixa sua mulher Lélia Wanick Salgado, e dois filhos, Juliano e Rodrigo. O fotógrafo nasceu em 8 de fevereiro de 1944, na cidade Aimorés, interior de Minas Gerais. Ele é conhecido por ter registrado seres humanos vivendo em condições subumanas, e em trabalhos que chamaram a atenção para a importância da preservação do meio ambiente e da justiça social.
O vice-presidente e ministro do Desenvolvimento, Indústria, Comércio e Serviços, Geraldo Alckmin, disse que Salgado, com suas fotografias, “revelou as belezas e injustiças do mundo”.
O ministro da Fazenda, Fernando Haddad, afirmou ter perdido um amigo e que a morte do mineiro “deixa uma lacuna irreparável no jornalismo brasileiro”.
A ministra da Secretaria de Relações Institucionais, Gleisi Hoffmann, destacou que Salgado fez da fotografia um instrumento poderoso de “denúncia contra a desigualdade”, além de ter mostrado “a força dos mais fracos na luta coletiva pela vida e pela transformação”.
O ministro de Minas e Energia, Alexandre Silveira, ressaltou a origem mineira do fotógrafo e disse que ele revelou “duras realidades das desigualdades sociais” ao mundo e contribuiu na luta contra injustiças sociais “de maneira inestimável”.
O ministro dos Transportes, Renan Filho, contou que recebeu um livro de Salgado ano passado com os registros fotográficos da Amazônia feitos pelo mineiro. “Hoje, o Brasil se despede de um homem que nunca apontou a câmera à toa”, escreveu Filho.
O ministro de Portos e Aeroportos, Silvio Costa Filho, afirmou que o fotógrafo eternizou a “dignidade dos povos invisíveis e injustiçados”, além de ter capturado a “força da natureza” com precisão.
Por:Estadão Conteúdo
O esperado confronto entre o Flamengo, líder do Campeonato Brasileiro, e Cruzeiro, que buscava uma…
Apesar de ter saído atrás no placar, o Criciúma não se entregou e conseguiu um…
Luiz Gustavo, aos 38 anos, foi o melhor jogador da vitória do São Paulo sobre…
No jogo mais esperado da 26ª rodada do Campeonato Brasileiro, tido por muitos como uma…
Atual campeão da Copa Libertadores de futebol feminino, o Corinthians estreou na competição com um…
O Boteco da Villa, local onde o rapper Hungria se apresentou no último domingo, 28,…
This website uses cookies.