Categories: Últimas Notícias

Ministros do governo Lula lamentam morte de papa Francisco e enaltecem legado


Ministros do governo do presidente Luiz Inácio Lula da Silva lamentaram a morte do papa Francisco nesta segunda-feira, 21, aos 88 anos. Em mensagens publicadas nas redes sociais, os chefes das pastas elogiaram a trajetória do pontífice e enalteceram o legado deixado por ele.

O ministro da Saúde, Alexandre Padilha, classificou Francisco como “luz eterna”. “O papa Francisco foi um grande defensor do acesso gratuito à saúde, durante toda a pandemia ergueu sua voz em favor da vacina contra o negacionismo, orou pelos doentes, pelos médicos e por todos os profissionais da saúde”, escreveu na rede social X no período da manhã.

Na publicação, Padilha conta que conheceu o papa durante uma visita ao Rio de Janeiro. “Francisco fez questão de visitar o nosso querido SUS – estivemos juntos em uma unidade de saúde que implantamos durante minha primeira gestão no Ministério da Saúde”, disse. “Hoje nos despedimos de Francisco, que, como São Francisco de Assis, pregou o Evangelho com a própria vida. Que sua luz continue a iluminar os caminhos da Igreja. Descanse em paz, papa Francisco.”

O ministro da Casa Civil, Rui Costa, também contou que conheceu Francisco, que identificou como “homem simples e de gestos grandiosos” e que liderou a Igreja Católica com humildade, resiliência e amor. “Hoje, todo o mundo chora a morte do papa Francisco. Que seja eterna sua memória e contribuição para um mundo mais justo e fraterno”, afirmou.

O ministro dos Transportes, Renan Filho, citou que o pontífice “pautou sua vida na construção de uma Igreja mais acolhedora, amorosa e de olhos voltados aos mais humildes, como ensinou Jesus”.

Segundo ele, Francisco deixa como lição “a prática da simplicidade e do amor generoso por aqueles que mais precisam”.

O ministro do Turismo, Celso Sabino, foi outro integrante do governo Lula que lamentou a morte de Francisco. “Um líder espiritual que marcou o mundo com sua fé, humildade e compromisso com os mais vulneráveis”, classificou. “Seu legado de compaixão, diálogo e paz permanecerá entre nós.”

O líder do governo na Câmara, José Guimarães (PT-CE), também se pronunciou sobre o falecimento do argentino. Ao postar fotos com o papa, o deputado disse que Francisco marcou a história da Igreja Católica. “Uma referência de humanismo, de bem querer com os mais necessitados e de grande compromisso com a vida.”

Francisco morreu nesta segunda-feira em Roma, menos de um mês após deixar o hospital, onde ficou internado para tratar de uma pneumonia dupla. Um dia antes da morte, ele apareceu em público no Vaticano em uma missa de Páscoa, quando fez a última saudação aos fiéis.



Por: Estadão Conteúdo

Estadão

Recent Posts

Corinthians garante vaga na Copa dos Campeões Feminina da Fifa

Com o título da edição 2025 da Copa Libertadores de futebol feminino neste sábado (18),…

33 minutos ago

Gilberto Gil recebe Roberto Carlos no palco em despedida de SP

Gilberto Gil recebeu Roberto Carlos no palco de seu show realizado neste sábado, 18, no…

39 minutos ago

Haddad diz que Lei de Seguro vai trazer ‘grande contribuição’ para desenvolvimento do País

O ministro da Fazenda, Fernando Haddad, afirmou neste sábado à noite, 18, que a Lei…

47 minutos ago

Verstappen celebra pole no GP dos EUA após perder última volta: ‘Felizmente, não fez diferença’

Lutando para encostar nos pilotos da McLaren, o tetracampeão Max Verstappen, da Red Bull, não…

49 minutos ago

Brasileiras conquistam 3 medalhas de bronze no Grand Prix de Guadalajara de judô

O judô brasileiro conquistou três medalhas de bronze neste sábado no Grand Prix de Guadalajara,…

1 hora ago

Morre Samantha Eggar, vencedora de Cannes e indicada ao Oscar, aos 86 anos

Samantha Eggar, atriz indicada ao Oscar e vencedora de prêmios em Cannes e no Globo…

1 hora ago

This website uses cookies.