Ministro francês pede desculpas à torcida do Liverpool após culpá-la por confusão em final


O ministro da Justiça da França, Gerald Darmanin, pediu desculpas aos torcedores do Liverpool por culpá-los pela confusão que marcou a final da Liga dos Campeões disputada em 2022. Darmanin, que na época era ministro do interior, disse que aquele foi o maior erro de sua carreira.

“O que eu não percebi naquela noite foi que o verdadeiro problema não vinha dos torcedores ingleses, mas de delinquentes que estavam roubando os torcedores”, afirmou o político, em entrevista ao canal francês Legend. “Por não ter verificado o que estava acontecendo corretamente, o que foi um erro meu, e por ter cedido a ideias preconcebidas… o culpado foi fácil (de ser identificado), e peço desculpas aos torcedores do Liverpool. É claro que eles estavam certos (em se sentirem chateados).”

Aquela final, disputada no fim de maio de 2022, entre Liverpool e Real Madrid, foi marcada por uma grande confusão antes do início da partida. O caos se instalou no perímetro do Stade de France, nos arredores de Paris, quando torcedores com ingressos não conseguiam acessar o estádio. Isso atrasou o início da partida em 30 minutos.

Houve ainda excessos por parte de fãs e policiais. Torcedores conseguiram pular grades e invadir o estádio enquanto responsáveis pela segurança foram filmados usando gás lacrimogêneo contra os torcedores. Os fãs do Liverpool foram os mais prejudicados pelas dificuldades na entrada do estádio e acusaram policiais de tratamento desproporcional e agressivo.

Dias depois da partida, Darmanin concedeu uma entrevista coletiva na qual culpou os torcedores ingleses pela confusão, que afetou diretamente o início da partida – o Real venceu por 1 a 0.

A situação fez a torcida do clube inglês se unir em busca de compensações na Justiça. No início de março, um grupo deles conquistou uma vitória nos tribunais em uma disputa com a Uefa nesta sexta-feira. A entidade que rege o futebol europeu tentou rejeitar um processo iniciado por centenas de fãs do clube inglês, a respeito daquela confusão.

Uma corte localizada na cidade de Liverpool analisou uma petição da Uefa, feita em julho de 2024, pedindo o fim do processo na Inglaterra. A entidade alegava que a Justiça britânica não tinha jurisdição para analisar o caso. Assim, um grupo com cerca de 800 torcedores conseguiu manter sua demanda por compensações financeiras após o caos que tomou conta daquela decisão.

A Uefa já havia feito um acordo com outro grupo de fãs do Liverpool no ano passado. No entanto, não teve sucesso com este outro grupo na Justiça britânica.

Os torcedores baseiam suas demandas num relatório independente que chegou à conclusão de que a Uefa falhou na segurança dos torcedores. O documento responsabiliza a entidade por um “número elevado de quase acidentes que quase levaram a um desastre” antes daquela partida decisiva.



Por: Estadão Conteúdo

Estadão

Recent Posts

Horóscopo do dia: previsão para os 12 signos em 16/12/2025

Nesta terça-feira, os movimentos astrológicos tenderão a impactar cada signo de forma singular, intensificando emoções…

3 horas ago

Lançamentos da semana: o que chega à Netflix, ao Disney+ e ao Prime Video entre 15 e 21 de dezembro

A terceira semana de dezembro chegou trazendo não apenas a contagem regressiva para o Natal,…

9 horas ago

Mais ovo em 2026: 5 receitas para inserir na rotina

A chegada de um novo ano inspira mudanças, novos hábitos e escolhas mais conscientes à…

10 horas ago

Roteiro de Los Angeles: veja o que fazer na cidade em 1 dia

Los Angeles é famosa por servir de cenário para filmes como “Uma Linda Mulher”, “Pulp…

10 horas ago

4 características do cachorro da raça spaniel japonês

O spaniel japonês, também chamado de chin, é uma raça repleta de história, charme e…

11 horas ago

Mundial de Clubes de vôlei masculino começa neste terça-feira em Belém

O Ginásio Guilherme Paraense, o Mangueirinho, em Belém (PA), será palco do Mundial de Clubes…

11 horas ago

This website uses cookies.