Apenas um dia após ser indicado ao cargo de ministro da Defesa da França, Bruno Le Maire anunciou que deixará o governo e que vai transferir a função ao primeiro-ministro Sébastien Lecornu. Mais cedo, Lecornu havia renunciado à posição de premiê, mas ele deve permanecer de maneira interina no posto até a nomeação de um sucessor.
Le Maire, que já foi ministro das Finanças, disse no X ter aceitado ingressar o governo por um “senso de missão” diante de desafios geopolíticos. “Percebo que minha decisão provocou respostas incompreensíveis, falsas e desproporcionais em algumas pessoas”, escreveu.
“Nestas condições, propus ao Presidente da República, no final da manhã, que me retirasse do governo sem demora e transferisse as minhas responsabilidades como Ministro das Forças Armadas para o primeiro-ministro”, acrescentou.
A renúncia de Lecornu veio apenas cerca de 14 horas após o recém-indicado premiê anunciar a composição do gabinete. O governo manteve vários ministros do ex-primeiro-ministro, François Bayrou, que havia sido derrubado pelo Parlamento em meio à dificuldade em aprovar um orçamento.
Analistas preveem que o presidente francês, Emmanuel Macron, indicará um novo premiê em breve. Macron, porém, tem a opção de convocar novas eleições parlamentares ou de renunciar, alternativas ainda consideradas improváveis. O presidente participa hoje de diversas reuniões no Palácio do Eliseu para definir seu futuro, de acordo com a imprensa francesa.
Por: Estadão Conteúdo
A MJ Papelaria, localizada em Goianésia, no Vale do São Patrício, encontrou no Sebrae Goiás…
As Escolas do Futuro de Goiás (EFGs) estão com 647 vagas abertas para cursos gratuitos…
Quatro hospitais da operadora de plano de saúde Hapvida começam nesta sexta-feira (16) a atender…
O Instituto Nacional de Meteorologia (INMET) emitiu um alerta de chuvas intensas para o estado…
O Grupo Divina Luz, com pesar, comunica o falecimento de Antônio Ribeiro da Costa, ocorrido…
Economizar no supermercado se tornou uma necessidade para muitas famílias brasileiras no início de 2026.…
This website uses cookies.