Ministro CGU se defende de críticas de Rui Costa e diz que fez alertas sobre como melhorar INSS


O ministro da Controladoria-Geral da União, Vinicius Carvalho, se defendeu, nesta quinta-feira, 8, de críticas de que a CGU teria demorado a avisar sobre as denúncias de desvios nos pagamentos aos aposentados. Disse que, nos últimos anos, a CGU realizou “várias reuniões no INSS, algumas com a presença de uma série de atores”.

“Alertas sobre como melhorar os controles e necessidade de revisar procedimentos e eventualmente fazer recadastramento, revalidação, tinha sido feito nesse processo durante essas reuniões”, disse o ministro em entrevista coletiva nesta quinta.

“O que se tinha até a apuração, e a PF faz um inquérito sigiloso, era uma auditoria sendo feita na CGU sobre o INSS sobre a capacidade técnica dessas entidades, se elas tinham ou não as documentações previstas para fazer o desconto e se os aposentados estavam sendo descontados sem autorização ou não. E também sobre as capacidades e instrumentos de controle do INSS”, completou.

A defesa de Carvalho acontece no mesmo dia em que o jornal O Globo publicou declarações do ministro da Casa Civil, Rui Costa, criticando o chefe da CGU pela forma como a investigação foi conduzida. Segundo o ministro, o papel da Controladoria “é impedir o crime” e não “apurar o crime”, como o da PF.

“A Controladoria-Geral tem o papel de evitar o problema, apontar falhas de procedimentos. (…) Ao fim e ao cabo, nós deixamos passar dois anos, período no qual mais pessoas foram lesadas, para poder corrigir o problema? O papel da Polícia Federal não é mesmo o de avisar nada a ninguém, é apurar ato criminoso. Ela está no papel dela, correto, sem reparo. Agora, a função de qualquer Controladoria é preventiva e não corretiva ou punitiva”, declarou o chefe da Casa Civil.



Por: Estadão Conteúdo

Estadão

Recent Posts

Alan Franco celebra com a família a renovação com o São Paulo até 2028: ‘Clube que eu amo’

O São Paulo oficializou nesta segunda-feira a renovação de contrato com o zagueiro Alan Franco…

39 minutos ago

Torcedor do Corinthians é condenado à prisão por atirar cabeça de porco no campo durante dérbi

Osni Fernando do Santos, de 36 anos, torcedor do Corinthians que atirou uma cabeça de…

55 minutos ago

Virgem no amor: descubra a compatibilidade com os 12 signos

Quando o assunto é amor, Virgem se mostra reservado, prático e leal. Os virginianos prezam…

1 hora ago

Fãs de Marisa Monte enfrentam fila virtual na pré-venda de ingressos para nova turnê

Os fãs de Marisa Monte estão tendo dificuldades para adquirir ingressos na pré-venda para a…

1 hora ago

João Fonseca vai formar dupla com Del Potro contra Roddick em exibição pré-US Open

Sem disputar torneios nesta semana, João Fonseca vai complementar sua preparação para o US Open…

1 hora ago

This website uses cookies.