Categories: BRASIL

Ministério das Comunicações reforça criação do Plano Nacional de Inclusão Digital

Focado em democratizar o acesso à internet no Brasil, o Ministério das Comunicações reforçou, nesta segunda-feira (24), em evento realizado na Universidade Federal do Pará (UFPA), estado que sediará a COP 30, a criação de um Plano Nacional de Inclusão Digital (PNID) nos próximos meses.

O secretário de Telecomunicações, Hermano Tercius, participou dos diálogos sobre “O papel social das instituições para a inclusão digital”. O objetivo foi promover uma reflexão sobre a exclusão digital não como um problema isolado, mas como um reflexo de desigualdades sociais mais amplas.

Tercius falou sobre a formação de um grupo de trabalho que atuará na elaboração de um diagnóstico das áreas sem acesso à internet no Brasil. “Que seja um período intenso de trabalho”, afirmou o secretário sobre a missão dos técnicos.

A conectividade significativa e universal é um dos principais eixos do PNID, que está sendo estruturado pelo Ministério das Comunicações. Ela consiste em garantir o acesso à internet sem barreiras, de forma segura, satisfatória e a custo acessível para todos os brasileiros.

Para o secretário de Telecomunicações, promover a inclusão digital significa intensificar os esforços para combater a exclusão digital e capacitar as pessoas para o uso da tecnologia, assegurando acesso universal e participação dos mais vulneráveis.

Durante o encontro, os participantes discutiram a exclusão digital e seus impactos sobre aqueles que não possuem as habilidades e o suporte necessários para operar no universo online. Essa barreira priva a população mais vulnerável de recursos essenciais para seu desenvolvimento e de oportunidades de emprego.

Sobre o evento

Com o objetivo de apoiar países em desenvolvimento na inclusão digital, o British Council realizou o Diálogo de Políticas Públicas, com foco na inclusão digital. O evento foi uma oportunidade para reunir gestores de políticas públicas, pesquisadores, líderes comunitários e representantes de ONGs, atores fundamentais no ecossistema da inclusão digital.

A iniciativa está alinhada aos objetivos mais amplos do Programa SIDP-Impulsoria Brasil e do Programa de Acesso Digital Reino Unido-Brasil, criando uma plataforma para discutir desafios, compartilhar boas práticas e apresentar projetos bem-sucedidos.

O encontro contribuirá para a construção de uma visão compartilhada de conectividade significativa, promovendo conexões entre instituições e especialistas que atuam nessa área.

Fonte: MCom

Brasil 61

Recent Posts

Homem é preso em flagrante por tráfico de drogas em Aragoiânia – Policia Civil do Estado de Goiás

A Polícia Civil de Goiás, por meio da Delegacia de Polícia de Abadia de Goiás…

11 minutos ago

Mudança planejada: veja como se organizar e reduzir o estresse

Começar os preparativos da mudança com antecedência permite que cada etapa seja conduzida com calma…

22 minutos ago

Kislev: um mês de milagres e regido pela constelação de Sagitário

Para os cabalistas, o mês se inicia com o primeiro dia da Lua Nova, pois…

30 minutos ago

Banho de boldo: aprenda a afastar energias negativas

Tomar banho de boldo é uma prática que traz muitos benefícios para o corpo e…

1 hora ago

Daniel Vilela entrega ampliação do Colégio Militar em Bom Jesus de Goiás – Vice-Governadoria

Obra de R$ 2,8 milhões reforça a excelência da rede estadual de educação e soma-se…

1 hora ago

Atenção! Bombeiro Mirim está com inscrições abertas – Portal Goiás

São 200 vagas para diferentes localidades de Goiânia e Aparecida de Goiânia. Inscrições devem ser…

1 hora ago

This website uses cookies.