A 51ª edição da Festa Agropecuária de Goianésia começou nesta sexta-feira, 04, reunindo grandes shows, exposições de animais e novidades do agronegócio. Entre as atrações que já chamam a atenção do público, está a exposição da Fazenda Recanto Feliz, que apresenta mini vacas ao público visitante.
Em entrevista à TV Meganesia, o expositor José Luiz contou detalhes sobre a criação desses animais, que vêm ganhando espaço tanto na produção leiteira quanto como atração de fazendas e chácaras. Segundo ele, as mini vacas produzem praticamente a mesma quantidade de leite que uma vaca de porte normal, mas se destacam por serem menores e despertarem o interesse de crianças e adultos.
“É um gado que, além da produção de leite, também enfeita a chácara e encanta o pessoal que tira foto, principalmente as crianças”, contou. Sobre o manejo, José Luiz explicou que não há grandes diferenças na alimentação, pois elas comem pasto e ração como os bovinos de tamanho convencional. Porém, há cuidados extras, como não misturar as mini vacas com bois de grande porte, principalmente na época de reprodução, para evitar problemas no parto.
O expositor também ressaltou que as mini vacas podem ter valor de mercado igual ou até superior ao de vacas tradicionais, o que mostra que o segmento está em crescimento e se consolida como oportunidade de negócio.
A exposição segue até o fim da festa, no dia 13 de julho, e promete ser um dos destaques deste ano, reunindo visitantes que se encantam com a delicadeza e a produtividade desses pequenos animais.