O presidente da Colômbia, Gustavo Petro, comandou neste domingo (8) uma reunião do Conselho de Paz e Segurança para discutir o ataque ao senador Miguel Uribe Turbay, baleado no sábado (7) durante um evento político em Bogotá. O senador, que é pré-candidato à presidência pelo partido de direita Centro Democrático, segue internado em estado grave na Clínica Fundación Santa Fe.
Após encontro com o prefeito da capital, Carlos Galán, e a cúpula militar, Petro afirmou que a prioridade é identificar todos os envolvidos no atentado, incluindo mandantes. O governo também vai apurar possíveis falhas na segurança do parlamentar. Devido à gravidade do caso, Petro cancelou uma viagem à França.
A Procuradoria informou que Uribe foi atingido por dois tiros. Um adolescente de 15 anos foi detido no local com uma arma. Ele também foi ferido e está sob custódia. Duas outras pessoas ficaram feridas. Mais de 100 agentes participam da investigação. O atentado provocou reações de todo o espectro político. Autoridades e partidos pedem moderação no debate e sugerem a suspensão das campanhas eleitorais. A presidência afirmou que o país “não pode tolerar mais polarização”.
Líderes internacionais também se manifestaram. O secretário de Estado dos Estados Unidos, Marco Rubio, condenou o ataque e cobrou moderação do governo colombiano. A União Europeia (UE), o Chile e o Equador expressaram solidariedade à família do senador. A eleição presidencial na Colômbia está marcada para maio de 2026. Fonte: Associated Press.
*Tradução assistida por IA e revisão da Redação do Broadcast, sistema de notícias em tempo real do Grupo Estado.
Por: Estadão Conteúdo
A expectativa do público em torno da participação do time brasileiro no Mundial de ginástica…
O Grêmio perdeu a chance de conquistar a segunda vitória seguida para seguir subindo na…
Por Wilson Baldini Jr. - 23/08/2025 22:55 O nigeriano Ike Ibeabuchi, de 52 anos, voltou…
Sonhando com uma aproximação ao grupo de acesso, o Athletico-PR visitou o CRB, na noite…
Por Redação O Estado de S. Paulo - 23/08/2025 22:02 Dado Dolabella e Luan Pereira…
O Partido dos Trabalhadores (PT) está convocando mobilizações em todos os Estados para o próximo…
This website uses cookies.