Categories: BRASIL

MIDR encerra benchmarking na Europa com foco em inovação e investimento verde

Após duas semanas de intensas trocas de experiências, a delegação do Ministério da Integração e do Desenvolvimento Regional encerro nesta terça-feira (6) o ciclo do Benchmarking Internacional Saneamento e Resíduos Itália – Portugal. Ao longo da imersão, os representantes do MIDR acompanharam de perto soluções adotadas em centros de triagem, compostagem e incineração, além de unidades de valorização energética e orgânica.

 A viagem serviu, principalmente, para apresentar as parcerias público-privadas e as concessões que o ministério está desenvolvendo.  O retorno dos investidores foi receptivo, como afirmou o secretário nacional de Segurança Hídrica, Giuseppe Vieira:

“O saldo é muito positivo. Fizemos apresentações com foco nas parcerias público-privadas e nas concessões que o ministério está desenvolvendo e recebemos um retorno muito receptivo dos investidores. Saímos daqui ainda mais convencidos da importância de manter essa agenda de cooperação internacional ativa e estratégica”.

A comitiva também participou de seminários com especialistas europeus que permitiram refletir sobre os avanços e desafios de cada país. O programa incluiu ainda a realização de dois roadshows — em Milão e Lisboa — voltados à apresentação da carteira de projetos sustentáveis do governo federal a investidores internacionais. Na primeira visita desta terça-feira, os participantes conheceram a fábrica da AST – Soluções e Serviços de Ambiente, em Porto. A empresa, liderada pelo tecnólogo Stefan Löblich, é referência na fabricação de sistemas compactos de alta performance para o tratamento de chorume e águas industriais complexas. O CEO considerou o Brasil um mercado desafiador pela complexidade tributária e logística, mas ressaltou que a possibilidade de expandir a fabricação de forma local também está em estudo:

 “Acreditamos que os sistemas devem ser fabricados onde são utilizados. Estamos avaliando modelos que façam sentido para o contexto brasileiro”.

A participação do MIDR no benchmarking reforça o compromisso do governo federal em fortalecer políticas públicas voltadas à infraestrutura sustentável, sobretudo em segurança hídrica e gestão de resíduos sólidos urbanos. Ao promover o intercâmbio de conhecimentos com países que avançaram nessas áreas, o Brasil busca acelerar sua própria transição para soluções mais eficientes e resilientes, com apoio técnico e investimento estrangeiro.
 

Brasil 61

Recent Posts

Polícia prende suspeito de tentativa de estupro de brasileira em Paris

A polícia da França prendeu na noite desta sexta-feira, 24, um homem identificado como o…

43 minutos ago

exploração da Margem Equatorial piora percepção do evento, mostra pesquisa

Levantamento realizado pela Quaest mostra que a autorização para exploração de petróleo na Margem Equatorial…

2 horas ago

o desafio imposto pelo Estadão aos militares

Era 20 de fevereiro de 1974 quando o jornalista Ruy Mesquita recebeu em sua sala…

2 horas ago

Dia do Macarrão: 4 receitas deliciosas e práticas para o almoço ou jantar

Celebrado em 25 de outubro, o Dia do Macarrão é uma ótima oportunidade para saborear…

2 horas ago

Por que anúncio envolvendo Reagan fez Trump suspender negociação de tarifa com o Canadá

Uma propaganda de cerca de um minuto paga pela província de Ontário, no Canadá, e…

3 horas ago

5 doenças sistêmicas que podem manifestar sinais sutis na boca

A boca pode revelar muito sobre o estado geral de saúde, já que alterações nos…

3 horas ago

This website uses cookies.