Michelle Bolsonaro lidera a disputa pelo Senado no DF, aponta pesquisa


A ex-primeira-dama Michelle Bolsonaro (PL) lidera a disputa pelo Senado no Distrito Federal (DF) em 2026, com 42,8% das intenções de voto, segundo pesquisa divulgada nesta segunda-feira, 9, pelo instituto Paraná Pesquisas. Em seguida, o atual governador do DF, Ibaneis Rocha (MDB), aparece com 36,5%.

Ainda neste cenário, a senadora Leila Barros (PDT-DF) aparece com 29,7% das intenções de voto, seguida pelas deputadas federais Erika Kokay (PT-DF), com 24%, e Bia Kicis (PL-DF), com 18,3%. A vice-presidente do PT no DF, Rosilene Corrêa, tem 6,5%. Votos em branco ou nulo somam 7,6%, enquanto 4,3% dos entrevistados não souberam ou não opinaram.

Em um segundo cenário, sem Michelle Bolsonaro, Ibaneis Rocha e o deputado federal Fred Linhares (Republicanos-DF) aparecem tecnicamente empatados, com 35,3% e 36% das intenções de voto, respectivamente. A diferença entre eles está dentro da margem de erro da pesquisa, de 2,6 pontos porcentuais.

Na sequência, estão Leila Barros (26,7%), Erika Kokay (21,7%), Bia Kicis (17,1%), o senador Izalci Lucas (PL-DF), com 16%, e Rosilene Corrêa, com 5,3%. Votos em branco ou nulo somam 7,5%, enquanto 4,6% não souberam ou não opinaram.

Governo do Distrito Federal

A pesquisa também simulou os cenários para eleições para governador distrital. A vice-governadora do DF, Celina Leão (PP), lidera, com 31,1% da intenções de voto. Na sequência, estão o deputado Fred Linhares, com 21,5%, o ex-governador José Roberto Arruda (PL), que aparece com 15,3%, e Leandro Grass (PV), presidente do Instituto do Patrimônio Histórico e Artístico Nacional, com 8,4%.

Em um segundo cenário, Celina aparece com 34,4%, à frente de Fred Linhares, que registra 26%. Leandro Grass tem 8,9% e Izalci Lucas, 7,2%. A deputada distrital Paula Belmonte (Cidadania) aparece com 5,3% e Ricardo Cappelli (PSB), presidente da Agência Brasileira de Desenvolvimento Industrial, com 5,1%. Os que não souberam ou não opinaram somam 4,4%, enquanto votos em branco ou nulo totalizam 8,7%.

Em um terceiro cenário, Celina Leão tem 42,8% das intenções de voto. Izalci Lucas tem 9,9%, Leandro Grass, 9,8%, seguido pelo deputado distrital Eduardo Pedrosa (União), com 6,7%; Paula Belmonte, com 6,3%; e Ricardo Cappelli, com 5,5%. Os que não opinaram somam 6%, e votos em branco ou nulos chegam a 12,9%.

Avaliação

Os entrevistados também avaliaram a gestão do governador Ibaneis Rocha no Distrito Federal. Para 40,7%, a administração é “ótima” ou “boa”. Já 28,4% consideram o governo “ruim” ou “péssimo”, enquanto 29,6% o classificam como “regular”.



Por: Estadão Conteúdo

Estadão

Recent Posts

Nota de Falecimento

O Grupo Divina Luz comunica o falecimento de Agnaldo Antônio da Fonseca, ocorrido neste domingo,…

12 minutos ago

Estaduais: Cruzeiro apresenta Gerson com derrota; Palmeiras bate Lusa

O torcedor do Cruzeiro presente no Mineirão no último sábado (10) viveu emoções distintas. Primeiro,…

31 minutos ago

Ganhadora do Prêmio Sebrae Mulher de Negócios fez de uma dificuldade na família uma indústria de sucesso | ASN Goiás

Durante décadas, ciência e tecnologia foram vistas como territórios masculinos. Hoje, essa narrativa ganha novos…

14 horas ago

Suposta mandante de tentativa de homicídio em Alto Horizonte é presa em Goianésia

A Polícia Civil de Goiás, por meio da Delegacia de Polícia de Goianésia, vinculada à…

14 horas ago

Força Tática de Goianésia prende homem por tráfico e associação para o tráfico de drogas

Uma ação integrada entre a equipe de Força Tática e o setor de Inteligência do…

15 horas ago

Vitória e Atlético-BA abrem Campeonato Baiano com empate sem gols

O Vitória estreou com empate no Campeonato Baiano. Neste sábado (10), o Leão não saiu…

16 horas ago

This website uses cookies.