MG descarta 450 toneladas de ovos fecundados provenientes de Montenegro (RS)


Após o caso de gripe aviária detectado em uma granja comercial em Montenegro (RS), o Estado de Minas Gerais informou que descartou 450 toneladas de ovos férteis e demais materiais provenientes do município gaúcho. Segundo nota do governo mineiro, a medida veio após o rastreamento da carga, realizado pela Secretaria da Agricultura e o Instituto Mineiro de Agropecuária (IMA).

O governo informa que a medida foi “preventiva” e “necessária” para manter o controle sanitário das granjas mineiras, “seguindo planos prévios para possíveis ocorrências do tipo, garantindo contenção e erradicação da doença e a manutenção da capacidade produtiva do setor”.

Ainda conforme o comunicado, todas as medidas fazem parte do Plano de Contingência da Influenza Aviária de Alta Patogenicidade (IAAP), firmado entre União, Estados e setor produtivo em 2022, quando surgiu o primeiro foco da doença na América do Sul.

O governo mineiro explicou, ainda, que ovos férteis são aqueles usados para fecundação e produção de aves, e não para consumo. “O rastreamento de ovos férteis produzidos nessa granja da cidade de Montenegro, Rio Grande do Sul, está sendo finalizado e, portanto, a necessidade de novos descartes de produtos em Minas Gerais ainda pode ocorrer nos próximos dias”, informou.

Minas Gerais detém a segunda maior produção de ovos do País e a quinta maior produção de galináceos.



Por: Estadão Conteúdo

Estadão

Recent Posts

6 dicas essenciais para famílias que pensam em adotar um pet

Outubro é o mês das crianças e um período em que muitos adultos se empolgam…

4 minutos ago

Brasil conhece adversários no Pré-Mundial Feminino de basquete

A seleção brasileira feminina de basquete já sabe quais serão seus adversários nas Eliminatórias da…

6 minutos ago

Ibovespa segue em correção e retorna a nível do início de setembro, aos 141 mil

O Ibovespa emendou um segundo dia de correção, nesta terça-feira, 7, em grau mais intenso,…

8 minutos ago

Bolsonaristas fazem ato por anistia na Esplanada dos Ministérios

Grupo de bolsonaristas deram início na tarde desta terça-feira, 7, a um ato em defesa…

11 minutos ago

Após retirar tumor no cérebro, filho de Wesley Safadão aparece nas redes sociais

Yudhy Lima, filho de Wesley Safadão e Mileide Mihaile, reapareceu nas redes sociais nesta segunda-feira,…

12 minutos ago

calendário seguirá seu caminho, com aval do governo

O ministro da Fazenda, Fernando Haddad, disse nesta terça-feira, 7, que os presidentes da Câmara,…

21 minutos ago

This website uses cookies.