México deve crescer 1% em 2025 e só retomar fôlego em 2026 com avanço de 1,5%


A economia mexicana deve crescer 1% este ano, acelerando a 1,5% em 2026, avaliou o Fundo Monetário Internacional (FMI) em comunicado divulgado na sexta-feira, 19, no âmbito da Consulta do Artigo IV de 2025. O organismo destacou que a atividade segue “fraca” em termos de consumo e investimento, em meio a consolidação fiscal, política monetária ainda restritiva e tensões comerciais com os Estados Unidos, embora as exportações tenham mostrado resiliência.

Segundo o Fundo, a inflação mexicana está moderando e deve convergir para a meta de 3% do banco central, conhecido como Banxico, no segundo semestre de 2026. Ainda assim, os técnicos alertam que o afrouxamento monetário deve continuar apenas “quando ficar mais claro” que os preços estão no caminho do objetivo.

O comunicado estima que o déficit público deverá alcançar 4,3% do PIB em 2025, acima da meta de 3,9%, e que, sem ajustes adicionais, a dívida poderá atingir 61,5% do PIB até 2030.

Para o FMI, é necessária “uma consolidação mais ambiciosa e antecipada” para conter o endividamento e preservar espaço fiscal. Entre as recomendações estão ampliar a arrecadação via reforma tributária e fortalecer empresas estatais, em especial a Pemex, de petróleo e gás, com maior participação privada.

O Fundo também afirma que os riscos de estabilidade financeira parecem baixos, mas ressalta a importância de promover mais concorrência no sistema bancário e melhorar a coordenação regulatória. Já para destravar crescimento de longo prazo, a prioridade deve ser “fechar lacunas de infraestrutura, fortalecer o Estado de Direito e aprofundar a integração com parceiros globais”.

Na avaliação do FMI, o México precisa enfrentar gargalos de investimento, baixa participação feminina no mercado de trabalho e a persistência da informalidade. O organismo ainda destacou que crime e governança seguem como entraves ao crescimento, defendendo avanços nas reformas institucionais e na luta contra a corrupção.



Por: Estadão Conteúdo

Estadão

Recent Posts

Ataque cibernético interrompe sistemas de check-in nos principais aeroportos europeus

Por Redação O Estado de S. Paulo - 20/09/2025 09:07 Um ataque cibernético direcionado aos…

48 segundos ago

Rafael Fiziev se lesiona e está fora da luta contra Charles do Bronx no UFC Rio

O aguardado confronto entre Charles do Bronx e Rafael Fiziev não vai mais acontecer no…

2 minutos ago

anistia ampla, geral e irrestrita não está sob negociação

O deputado federal Eduardo Bolsonaro (PL-SP) se manifestou totalmente contra a proposta em discussão na…

30 minutos ago

João Fonseca vence Cobolli e conquista primeiro ponto do Time Mundo na Laver Cup

Com apoio em peso da torcida em sua estreia na Laver Cup, João Fonseca venceu…

40 minutos ago

Dono da Havan transferiu R$ 5 mil para Carla Zambelli enquanto ela estava foragida

O empresário Luciano Hang, dono da rede de lojas Havan, foi o maior financiador da…

41 minutos ago

JHSF acerta venda de R$ 4,6 bilhões em imóveis de luxo para investidores

A JHSF, dona de uma rede de negócios de luxo que inclui Fasano, Cidade Jardim…

57 minutos ago

This website uses cookies.