O governador de São Paulo, Tarcísio de Freitas (Republicanos), disse nessa segunda-feira, 6, que o problema de contaminação com metanol tem afetado bebidas destiladas caras, como uísques de marca (esses produtos que costumam rendem mais lucros para os criminosos). Por não ser adepto de bebidas alcoólicas, o governador fez uma brincadeira disse que iria se preocupar quando adulterassem refrigerantes.
“(…) Jack Daniel’s, Johnnie Walker (marcas de uísque), enfim, todas essas bebidas que são objeto de falsificação. Não vou me aventurar aqui nessa área, que não é a minha praia, está certo? No dia em que falsificarem Coca-Cola, eu vou me preocupar”, disse ele em coletiva de imprensa, ao relatar uma conversa do governo com fabricantes de bebidas destiladas.
“Ainda bem que não chegaram nesse ponto. Coca-Cola, até aqui, não… E a minha é a normal”, continuou.
De acordo com dados do Ministério da Saúde divulgados nesta segunda, o Brasil tem 17 casos de intoxicação por metanol confirmados – 15 deles em São Paulo – e outros 200 em investigação.
Na noite dessa segunda-feira, a prefeitura de São Bernardo do Campo, na região metropolitana da capital paulista, confirmou a morte cerebral de uma mulher de 30 anos que estava internada desde o fim de setembro. Os exames constataram a intoxicação por metanol.
O óbito de Bruna Araújo ainda não entrou no balanço da pasta, divulgado antes da confirmação da morte por parte da administração municipal.
Também nesta segunda, Tarcísio e o secretário da Segurança Pública de São Paulo, Guilherme Derrite, anunciaram que a Polícia Civil identificou a presença de metanol em bebidas alcoólicas apreendidas em duas distribuidoras do Estado.
Elas estão na lista de 11 estabelecimentos – que também inclui bares, adegas e mercados – interditados sob a suspeita de comercializar bebida adulterada. Ao todo, 20 suspeitos de envolvimento na manipulação de bebidas foram presos esta semana, conforme o governo. Os detidos não teriam relação entre si e não se configuraram uma mesma quadrilha.
Tarcísio afirmou ainda que pretende ampliar o controle sobre o comércio de bebidas e as fiscalizações nos locais onde os produtos são distribuídos e vendidos. Ele destacou a criação de um programa de qualidade, com distribuições de selos de qualidade aos comerciantes, com o objetivo de dar maior segurança aos consumidores no momento da compra.
O governador destacou também que o Estado de São Paulo adquiriu 2,5 mil ampolas do antídoto utilizado no tratamento contra a contaminação e disse que os medicamentos já estão disponíveis para uso.
Por: Estadão Conteúdo
O deputado Carlos Zarattini (PT-SP), relator da medida provisória (MP) 1.303/2025, com alternativas à alta…
O primeiro-ministro da China, Li Qiang, irá à Coreia do Norte na quinta-feira (9) em…
O ministro da Fazenda, Fernando Haddad, disse nesta terça-feira (7) que deve haver conversas em…
O ministro da Fazenda, Fernando Haddad, disse nesta terça-feira, 7, que o governo está fazendo…
O faturamento das fábricas brasileiras caiu 5,3% em agosto, de acordo com os Indicadores Industriais…
Carlo Ancelotti ainda não pôde contar com o elenco completo à sua disposição nos treinamentos…
This website uses cookies.