BRASIL

Mercadante assume o compromisso de recuperar o Museu Nacional, no Rio de Janeiro

O presidente do Banco Nacional de Desenvolvimento Econômico e Social (BNDES), Aloizio Mercadante, anunciou nesta sexta-feira, 15, o comprometimento da instituição com a reconstrução do Museu Nacional, localizado na Quinta da Boa Vista, no Rio de Janeiro. Em evento acompanhado pelo jornal O Dia, Mercadante afirmou: “Quero assumir o compromisso de recuperar o Museu Nacional. Vamos botar de pé o Museu Nacional”.

O anúncio foi feito durante o G20 Social, no Rio de Janeiro, onde Mercadante discursou sobre o papel do BNDES no fortalecimento de iniciativas culturais e sociais. O evento também foi marcado pela divulgação de que o banco mobilizou mais de R$ 7,3 milhões em doações para apoiar o projeto Viva Pequena África, que visa a preservação e valorização da memória e herança africanas. Entre os novos doadores estão a Ford Foundation, a Open Society Foundations e o Instituto Ibirapitanga.

Compromisso com a Cultura e o Patrimônio Histórico

Em sua fala, Mercadante destacou o extenso histórico do BNDES na preservação do patrimônio cultural do Brasil. “O BNDES é o banco que mais resgatou o patrimônio histórico do Brasil. São mais de 400 projetos que temos”, afirmou, reforçando o papel da instituição como um pilar de apoio à cultura e à história nacional.

O presidente do BNDES também ressaltou a importância da instituição como motor de desenvolvimento nas Américas, observando que, atualmente, o banco é duas vezes maior que o Banco Interamericano de Desenvolvimento (BID), ainda que opere com apenas “um terço” do total de servidores. Essa eficiência operacional, segundo Mercadante, possibilita a execução de projetos significativos como o da reconstrução do Museu Nacional, que foi devastado por um incêndio em 2018 e simboliza uma perda inestimável para a ciência e a cultura brasileiras.

Apoio à Preservação e Inclusão Cultural

O projeto Viva Pequena África, também mencionado por Mercadante, é uma iniciativa focada na valorização do legado africano no Brasil, especialmente no Rio de Janeiro, uma cidade que possui profundas raízes culturais e históricas ligadas às comunidades afrodescendentes. Com o apoio financeiro recentemente anunciado, a expectativa é de que mais projetos voltados à preservação da história e memória dessas comunidades ganhem força.

Mercadante concluiu sua participação reafirmando o compromisso do BNDES com projetos que unem preservação cultural, desenvolvimento sustentável e inclusão social. “Vamos continuar apoiando iniciativas que resgatam nossa história e projetam o Brasil para o futuro, com justiça social e valorização da nossa herança cultural”, finalizou.

 

Fonte: Portal Norte

Redação

Recent Posts

Horóscopo semanal: previsões de 05 a 11 de janeiro de 2026

O Sol em Capricórnio estará em conjunção com Vênus, Marte e Mercúrio, além de formar…

2 horas ago

Horóscopo do dia: previsão para os 12 signos em 02/01/2026

Nesta sexta-feira, o movimento dos astros criará um cenário mais sensível e instável, no qual…

9 horas ago

8 mitos e verdades sobre o uso do protetor solar

O câncer de pele é o tipo de câncer mais comum no Brasil, representando cerca…

15 horas ago

Mulher grávida é presa por tráfico de drogas no Setor Universitário

Uma mulher grávida foi presa suspeita de tráfico de drogas e associação para o tráfico…

15 horas ago

Uva-passa: veja os benefícios surpreendentes para a saúde

Nas celebrações de Ano-Novo, as mesas se enchem de iguarias e símbolos tradicionais que se…

16 horas ago

Ritual poderoso para atrair o amor em 2026

O ano de 2026 chega marcado por uma vibração que favorece relações mais maduras, conscientes…

17 horas ago

This website uses cookies.