O presidente do Federal Reserve (Fed, o banco central norte-americano) de Atlanta, Raphael Bostic, afirmou que se preocupa “muito” sobre o lado da inflação entre os mandatos do banco central, em entrevista à CNBC no período da manhã desta segunda-feira, 19. Na visão dele, há mais riscos se acumulando para a estabilidade de preços do que para o mercado de trabalho, que segue próximo do “pleno emprego” e sem sinais de aumento nas demissões.
Bostic alertou que o progresso da inflação está estagnando ao mesmo tempo que as tarifas ampliam incertezas sobre a trajetória futura, o que dificulta alcançar a meta de 2%. Questionado, o dirigente disse que vê as tarifas como “economicamente significativas”, até mesmo com a redução do nível de alíquotas sobre a China. “Se ficarem nesses níveis, veremos aumentos significativos dos preços nos EUA”, disse.
“Nossa meta é ter economia estável, que permitirá investimentos de empresas e gastos de família”, ressaltou o dirigente.
Bostic afirmou que contatos com as empresas mostram que o período de ajustes às tarifas pode ser mais longo do que o estimado pelo mercado, devido ao processo mais difícil de tomada de decisão para investimentos. Sobre o consumo, o dirigente apontou que a economia americana caminha para um cenário em que a piora do sentimento do consumidor terá reflexos imediatos no comportamento e nos gastos, mas que ainda não está nele.
Sobre o rebaixamento do rating soberano dos EUA, Bostic estima que terá implicações no custo de capital e das dívidas americanas por conta do aumento da incerteza, com efeitos sobre toda a economia. Contudo, ele ainda não vê sinais de turbulências imediatas. “O mercado de Treasuries ainda está funcionando bem, o que é bom parar nós, enquanto tentamos entender o que acontece com nossos mandatos”, disse.
Por: Estadão Conteúdo
Nesta sexta-feira, os movimentos dos astros favorecerão transformações e momentos de introspecção. Enquanto alguns nativos…
O esperado confronto entre o Flamengo, líder do Campeonato Brasileiro, e Cruzeiro, que buscava uma…
Apesar de ter saído atrás no placar, o Criciúma não se entregou e conseguiu um…
Luiz Gustavo, aos 38 anos, foi o melhor jogador da vitória do São Paulo sobre…
No jogo mais esperado da 26ª rodada do Campeonato Brasileiro, tido por muitos como uma…
Atual campeão da Copa Libertadores de futebol feminino, o Corinthians estreou na competição com um…
This website uses cookies.