medidas anunciadas pelo BC sobre Pix são ‘acertadas’ e fecham lacunas na regulação


A Federação Brasileira de Bancos (Febraban) afirmou considerar “importantes e acertadas” as medidas anunciadas pelo Banco Central mais cedo para aprimorar a segurança no âmbito da utilização do Pix. “As ações fecham lacunas na regulação e dão continuidade às iniciativas adotadas no início de setembro para urgente coibição do uso fraudulento do sistema de pagamentos”, disse a entidade em comunicado.

A Febraban lembra ainda que o Banco Central “reforça a competitividade” no setor ao determinar o critério patrimonial mínimo de R$ 5 milhões e o endurecimento do reingresso para 60 meses. Segundo ela, a medida cria barreiras de entrada e de permanência de instituições sem capacidade econômica para participar do ecossistema.

“O BC dá às instituições financeiras a flexibilidade de definir limites de Pix, desvinculado da TED, permitindo a calibragem mais fina de risco por cliente, atendendo a um pleito antigo do setor”, ressalta a Febraban em nota.

Na sua avaliação, as medidas reforçam também a resiliência do setor, favorecendo instituições com capacidade tecnológica e de análise de risco mais avançada. Além disso, aumenta a segurança sistêmica, ao permitir o bloqueio cautelar para Pessoas Jurídicas que apresentam indícios de irregularidades. “A medida também ajuda a conter a utilização de contas de empresas para o trânsito de recursos oriundos de fraudes”, diz.

Para a entidade, o BC avança ainda na regulação ao determinar que mecanismos de marcação de fraude se tornem obrigatórios e abrangentes, criando proteção sistêmica alinhada a práticas já adotadas por instituições de grande porte.

“Para os clientes, as medidas dão maior segurança em suas operações diárias, ao determinar os bloqueios cautelares e marcação de fraude mais abrangente”. Da mesma forma, o cliente terá mais tranquilidade em seu cotidiano, com a definição individual dos limites mais baixos para aqueles com perfil de risco mais elevado, conclui a Febraban.



Por: Estadão Conteúdo

Estadão

Recent Posts

Veja como a estética kawaii está mudando o mercado de beleza

Fofura também vende — e muito. O universo kawaii (“fofo” ou “adorável”, em japonês), que…

7 minutos ago

Dados do Caged mostram desaceleração no mercado de trabalho, diz secretário do Tesouro Nacional

O secretário do Tesouro Nacional, Rogério Ceron, disse, nesta segunda-feira (29), que os dados do…

12 minutos ago

Catar, Jordânia, EAU e Arábia Saudita saúdam esforços de Trump para acabar com guerra em Gaza

Os ministros das Relações Exteriores do Catar, da Jordânia, dos Emirados Árabes Unidos (EAU), da…

13 minutos ago

Palmeiras confirma novos exames e Evangelista pode precisar de cirurgia; Piquerez não preocupa

O Palmeiras divulgou nesta segunda-feira uma atualização sobre os jogadores lesionados durante a derrota para…

14 minutos ago

Taxas futuras sobem com tom conservador do BC, apesar de Caged mais fraco

Os juros futuros se descolaram do comportamento mais benigno do ambiente externo e da queda…

22 minutos ago

This website uses cookies.