Rússia e Estados Unidos anunciaram os resultados de uma reunião entre grupos de especialistas dos dois países, com avanços em áreas como segurança marítima e exportações agrícolas – mas condicionados à retirada de uma série de sanções contra Moscou, segundo comunicado divulgado nesta terça-feira, 25, pelo Kremlin.
Os pontos centrais do acordo, já tratados em nota anterior da Casa Branca, incluem a “Iniciativa do Mar Negro”, que prevê “a garantia da segurança da navegação no Mar Negro, a não utilização da força e a proibição do uso de embarcações comerciais para fins militares”.
Além disso, os EUA se comprometeram a “apoiar a restauração do acesso das exportações russas de produtos agrícolas e fertilizantes ao mercado mundial”, com facilitação de seguros, portos e pagamentos.
No entanto, o Kremlin deixou claro que essas medidas só entrarão em vigor após a remoção de sanções específicas, como a reconexão do Rosselkhozbank e outras instituições financeiras russas ao sistema SWIFT, a abertura de contas necessárias para transações internacionais, o fim das restrições a empresas exportadoras de alimentos, fertilizantes e produtos pesqueiros, bem como às seguradoras que trabalham com essas cargas, a liberação de navios com bandeira russa envolvidos no comércio desses produtos e a permissão para atracação em portos estrangeiros, além da suspensão de sanções sobre a entrega de equipamentos agrícolas e outros bens ligados à produção de alimentos.
O comunicado também destacou o entendimento sobre os ataques a instalações energéticas, com Rússia e EUA concordando em uma “proibição de ataques” por 30 dias, a partir de 18 de março de 2025, com possibilidade de extensão.
O acordo, porém, permite que uma das partes se retire caso a outra não cumpra os termos. Ambos os lados afirmaram que continuarão trabalhando por uma “paz estável e duradoura”.
Por: Estadão Conteúdo
O estudo da geopolítica exige que o aluno saiba analisar como países e regiões interagem,…
A Hypera Pharma reportou lucro líquido R$ 456,1 milhões no terceiro trimestre deste ano, alta…
Os Estados Unidos anunciou que vai trabalhar em conjunto com os bancos centrais da Tailândia…
Neymar passou os últimos jogos nas tribunas da Vila Belmiro aumentando o coro da torcida…
O senador Eduardo Braga (MDB-AM) está prevendo em seu relatório da Medida Provisória (MP) 1.304/2025,…
A taxa de desaprovação do presidente dos Estados Unidos, Donald Trump, atingiu nova mínima desde…
This website uses cookies.