Categories: Últimas Notícias

Médico condenado por estupro recebe homenagem na Alesp


O cirurgião plástico Milton Seigi Hayashi, condenado em duas instâncias pelo abuso de sua sobrinha de 9 anos, foi homenageado em um ato solene na Assembleia Legislativa de São Paulo (Alesp). O evento foi convocado pelo deputado estadual Capitão Telhada (PP), que presidiu a sessão. O médico foi um dos condecorados pela Medalha Cinquentenário das Forças de Paz do Brasil, entregue pela Associação Brasileira das Forças Internacionais de Paz (ABFIP).

O processo tramita em segredo de justiça e foi revelado pelo jornal Folha de S.Paulo. O médico, por meio de sua defesa, diz ser vítima de “extorsão” e recorre da sentença no Superior Tribunal de Justiça (STJ).

Em nota, Telhada disse ter tomado conhecimento sobre a condenação por meio da imprensa e que esteve na sessão por uma questão “protocolar”. O deputado estadual pretende acionar a ABFIP para a demoção da honraria e afirmou que seu gabinete acompanhará os desdobramentos do caso.

A entidade informou que não conhecia a condenação de Hayashi até então e que indicou o médico para a condecoração “após análise de documentos, informações prestadas pelo médico e notícias encontradas em redes sociais”. Também destacou que “não compactua com qualquer conduta criminosa”.

A associação disse que vai instaurar uma investigação interna sobre o caso e reforçou que a condecoração foi uma iniciativa própria, sem relação com a Alesp ou com Telhada. O Legislativo paulista destaca que a Casa “apenas cede o local” para eventos solicitados pelos gabinetes e que a medalha entregue não é uma de suas honrarias oficiais.

A ABFIP reúne brasileiros que atuaram em missões de paz da Organização das Nações Unidas (ONU), mas não possui chancela do órgão internacional. Durante o ato, o presidente da entidade, Walter Mello de Vargas, afirmou que a honraria pretendia “reconhecer o trabalho de cidadãos que fazem a diferença”.

A sentença do médico no Tribunal de Justiça de São Paulo foi proferida em junho de 2024. O advogado Elber Carvalho de Souza, que representa Hayashi, afirma que seu cliente é vítima de “extorsão” e recorre da decisão no STJ.



Por: Estadão Conteúdo

Estadão

Recent Posts

Abusos nas redes sociais ocorre após supostos incidentes racistas em estádios no futebol alemão

Enquanto o futebol alemão investiga dois incidentes nos quais jogadores foram supostamente vítimas de ofensas…

2 minutos ago

Emater finaliza 16ª edição do Agro é Social na Região do Vale do Paranã – Portal Goiás

Durante capacitação realizada, de maio a junho, 1.260 produtores rurais participaram de 67 cursos, oferecidos…

5 minutos ago

Vamos defender votação da urgência contra adultização de crianças nesta terça, diz Motta

O presidente da Câmara dos Deputados, Hugo Motta (Republicanos-PB), defendeu que seja levado ao plenário…

7 minutos ago

‘Deixa o povo imaginar’, diz Paola Carosella sobre boatos de romance com Henrique Fogaça

Durante participação no programa De Frente com Blogueirinha, exibido na noite dessa segunda-feira, 18, Paola…

12 minutos ago

Repórter da TV Record tem celular roubado em SP minutos antes de entrar ao vivo

Por Redação O Estado de S. Paulo - 19/08/2025 11:23 A repórter Beatriz Casadei teve…

17 minutos ago

This website uses cookies.