mediana de IPCA 2025 passa de 4,70% para 4,56%, acima do teto da meta


A mediana do relatório Focus para o IPCA de 2025 caiu de 4,70% para 4,56%. A taxa está 0,06 ponto porcentual acima do teto da meta, de 4,50%. Há um mês, era de 4,81%. Considerando apenas as 117 estimativas atualizadas nos últimos cinco dias úteis, a medida passou de 4,70% para 4,53%. Os dados foram divulgados nesta segunda-feira, 27.

A projeção para o IPCA de 2026 diminuiu de 4,27% para 4,20%. Há um mês, era de 4,28%. Considerando apenas as 117 estimativas atualizadas nos últimos cinco dias úteis, a mediana recuou de 4,28% para 4,20%.

O Banco Central espera que o IPCA some 4,8% em 2025 e 3,6% em 2026, conforme a trajetória divulgada no último ciclo de comunicações do Comitê de Política Monetária (Copom). No horizonte relevante, o primeiro trimestre de 2027, o colegiado espera que a inflação em 12 meses seja de 3,4%.

Na última decisão, o Copom manteve a taxa Selic em 15% e reafirmou que o cenário é marcado por elevada incerteza, o que exige cautela na condução da política monetária. “O Comitê seguirá vigilante, avaliando se a manutenção do nível corrente da taxa de juros por período bastante prolongado é suficiente para assegurar a convergência da inflação à meta”, enfatizou.

O colegiado também detalhou, na ata, que, “na medida em o cenário tem se delineado conforme esperado, o Comitê inicia um novo estágio em que opta por manter a taxa inalterada e seguir avaliando se, mantido o nível corrente por período bastante prolongado, tal estratégia será suficiente para a convergência da inflação à meta”.

A partir deste ano, a meta de inflação é contínua, com base no IPCA acumulado em 12 meses. O centro é de 3%, com tolerância de 1,5 ponto porcentual para mais ou para menos.

Se a inflação ficar fora desse intervalo por seis meses consecutivos, considera-se que o BC perdeu o alvo. Isso aconteceu após a divulgação do IPCA de junho, no dia 10 de julho. A autoridade monetária publicou uma carta aberta informando que espera queda da taxa abaixo de 4,50% no fim do primeiro trimestre de 2026.

A mediana do Focus para a inflação de 2027 oscilou de 3,83% para 3,82%. A projeção para o IPCA de 2028 caiu de 3,60% para 3,54%.

*Conteúdo elaborado com auxílio de Inteligência Artificial, revisado e editado pela redação do Broadcast, sistema de notícias em tempo real do Grupo Estado.



Por: Estadão Conteúdo

Estadão

Recent Posts

4 características do gato da raça korat

O gato da raça korat é um verdadeiro tesouro nacional da Tailândia. Considerado um símbolo…

3 minutos ago

Segunda vítima de grave acidente próximo a Artulândia morre após uma semana internada

Foi sepultado na manhã desta segunda-feira, 27, no cemitério Jordelino José da Silva, em Goianésia,…

3 minutos ago

China defende expansão de acordo RCEP na Ásia-Pacífico para fortalecer multilateralismo

O primeiro-ministro da China Li Qiang pediu nesta segunda-feira, 27, a aceleração do processo de…

11 minutos ago

veja transcrição do VAR em lance polêmico de Palmeiras x Cruzeiro

A possível expulsão de Gustavo Gómez em Palmeiras x Cruzeiro foi uma das polêmicas de…

13 minutos ago

Rafa Justus desabafa após receber críticas por foto postada na temática de Halloween

Rafaella Justus, de 16 anos, se pronunciou em suas redes sociais nesse domingo, 26, após…

15 minutos ago

Oportunidade para quem está em busca de emprego – Portal Goiás

Aproveitando o aumento de oportunidades no mercado de trabalho no fim do ano, o Governo…

22 minutos ago

This website uses cookies.