Categories: Últimas Notícias

MEC prorroga por mais um mês proibição de abertura de cursos EAD no País


O Ministério da Educação (MEC) prorrogou por mais um mês a proibição de abertura de novos cursos e vagas na graduação à distância. Essa é a segunda vez que o MEC adia o prazo, que foi fixado em outra portaria assinada em junho de 2024.

Em uma nova portaria publicada no Diário Oficial da União, o ministro institui a validade da norma até o dia 9 de maio. Além disso, fica prorrogada também o prazo para criação de novos referenciais de qualidade e o marco regulatório para oferta de cursos de graduação na modalidade a distância.

“Temos milhares de alunos matriculados no modelo atual. Será publicado o decreto, estamos aperfeiçoando, para garantir que estamos ouvindo a todos”, disse o ministro da Educação, Camilo Santana, nesta quarta-feira, 9.

Três meses após ser finalizado pelo MEC e entregue à Casa Civil, o decreto que regula o ensino a distância no País ainda não foi publicado pelo governo federal. O Estadão apurou que a gestão do presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT) avalia qual a melhor forma de fazer a comunicação das mudanças.

“O MEC não é contra o ensino a distância. O que queremos apenas é garantir a qualidade na formação desses profissionais”, afirmou Camilo.

Desde que assumiu, o ministro tem defendido uma regulação maior da modalidade. A definição de regras mais robustas é defendida por parte do setor privado que vê malefício no crescimento abrupto da EAD.

Na semana passada, Sindicato das Entidades Mantenedoras de Estabelecimentos de Ensino Superior no Estado de São Paulo (Semesp) divulgou uma nota defendendo que o decreto fosse publicado no prazo previsto. E disse reconhecer “a importância de um monitoramento contínuo para garantir que a EAD siga desempenhando seu papel estratégico na democratização do ensino superior, sem comprometer a qualidade da formação acadêmica.”

Parte do setor privado, no entanto, critica as medidas antecipadas pelo governo e se diz alijado do processo. Uma petição contra a proposta de regras – que reúne nomes do mercado e especialistas – tem circulado desde a semana passada e já reúne cerca de 8 mil assinaturas. A Associação Brasileira de Educação a Distância também lançou manifesto.



Por: Estadão Conteúdo

Estadão

Recent Posts

Independiente x Universidad de Chile é suspenso após incêndio e violência na arquibancada

A partida entre Independiente e Universidad de Chile, pela volta das oitavas de final da…

1 minuto ago

Flamengo volta a derrotar o Internacional e avança na Libertadores

O Flamengo está nas quartas de final da Copa Libertadores. E a classificação veio com…

9 minutos ago

Flamengo vence Inter e avança às quartas da Libertadores após atraso por papéis no Beira-Rio

O Flamengo confirmou a classificação às quartas de final da Copa Libertadores, ao derrotar o…

30 minutos ago

Jake Paul anuncia duelo com Gervonta Davis na Netflix, depois de vencer Tyson e Chavez Jr

Jake Paul, o youtuber que virou boxeador, e o invicto campeão peso leve Gervonta 'Tank'…

52 minutos ago

Malafaia pede prisão de Moraes e convoca bolsonaristas para 7 de Setembro

O pastor Silas Malafaia, alvo de mandado de busca e apreensão nesta quarta-feira, 20, no…

2 horas ago

Eduardo reage a indiciamento, critica PF e nega tentativa de interferir no STF

O deputado federal Eduardo Bolsonaro (PL-SP) rebateu em nota publicada nesta quarta-feira, 20, o indiciamento…

2 horas ago

This website uses cookies.