O Movimento Brasil Livre (MBL) afirmou nesta quinta-feira, 26, que conseguiu as assinaturas necessárias para a criação do Partido Missão. O anúncio foi feito em uma transmissão ao vivo pelo YouTube, de mais de quatro horas, em que os integrantes acompanharam a validação do Tribunal Superior Eleitoral (TSE). Segundo dados da Justiça eleitoral, o grupo possui 547.505 apoiamentos validados até o momento.
Com base nas eleições de 2022, o número mínimo de assinaturas para a criação de um novo partido é atualmente de 547.042.
Conforme a lei brasileira, o apoio precisa vir de eleitores não filiados a nenhuma sigla que corresponda a pelo menos 0,5% dos votos da última eleição geral para a Câmara dos Deputados. As assinaturas precisam estar distribuídas em pelo menos nove Estados, com um mínimo de 0,1% do eleitorado que tenha votado.
Desde 2023 o grupo se mobiliza para recolher as assinaturas. Em agosto do ano passado, um dos fundadores do MBL, Renan Santos, afirmou que o grupo conseguiu 550 mil assinaturas, e que elas estavam em processo de validação pelo TSE.
O grupo tinha até novembro deste ano para encerrar o processo, caso contrário as assinaturas perderiam a validade e a tentativa de criação da nova legenda precisaria ser reiniciada. A partir de agora, o grupo poderá seguir com o processo de registro do partido, formulando estatuto e direção nacional, que devem ser aprovados pela Justiça eleitoral.
Por: Estadão Conteúdo
Mais de 28 mil parcelas de tributos vencem nesta terça. Débitos somam R$ 66,7 milhões…
A Equatorial Goiás anuncia o lançamento de sua campanha de Black Friday, que teve início…
Neste momento, 70 obras estão em andamento em todas as regiões do estado (Foto: Goinfra…
A Saneago entra na reta final do Programa Sanear 2025, programa de negociação de débitos,…
A Polícia Civil de Goiás, por meio do Grupo Especial de Investigação Criminalde Formosa –…
Santa Catarina, celebrada em 25 de novembro pela Igreja Católica, foi uma jovem cristã do…
This website uses cookies.