Categories: BRASIL

MATO GROSSO: estado registra 29,7 mil casos prováveis de dengue em 2025

O Mato Grosso já registrou mais de 29.744 casos prováveis de dengue, em 2025, mostram dados do Ministério da Saúde (dados até 31/05/2025). No período, foram registrados 13 óbitos em decorrência da doença.

Diante disso, autoridades de saúde e a população precisam continuar mobilizadas na prevenção aos focos do mosquito transmissor da dengue e atentos aos sintomas da dengue. É o que ressalta o secretário adjunto da Secretaria de Vigilância em Saúde e Ambiente, Fabiano Geraldo Pimenta Junior. 

“Que numa ação sinérgica, apoiados pelo Ministério da Saúde, estados e municípios, nós possamos garantir a continuidade das ações de orientação da população, avaliando se tem criadouros potenciais do mosquito aedes aegypti, para que quando retornarem as chuvas e outras condições mais favoráveis à transmissão da doença, nós tenhamos baixa infestação e, portanto, menor possibilidade de ocorrência de epidemias.”

De olho nos municípios com alta transmissão da dengue ou número de casos em ascensão em 2025, o Ministério da Saúde realiza ações de enfrentamento em nove cidades mato-grossenses. Desde que ativou o Centro de Operações de Emergências para Dengue e outras arboviroses, o Ministério intensificou as ações para conter o avanço da dengue no estado, além de garantir atendimento adequado à população nos municípios mais afetados.
    
A campanha nacional contra a dengue realizada pelo Ministério da Saúde reforça: estar atento aos sintomas que o corpo emite é essencial para uma resposta rápida e eficaz. O atendimento de um profissional de saúde logo após o surgimento dos primeiros sintomas é fundamental para evitar que a dengue se agrave.

A aposentada Leila de Jesus Campos, de 67 anos, mora no bairro Morada do Ouro em Cuiabá (MT). Ela conta que sua família e vizinhos cuidam do quintal de casa para evitar os focos do mosquito transmissor da dengue.

“Aqui em casa, eu, meu marido e meus netos orientamos que a água não deve ficar parada, porque o mosquito da dengue gosta de água limpa que fica acumulada em algum tipo de depósito. Aqui, os meus vizinhos têm essa consciência de que devemos cada um cuidar do seu quintal, porque se eu cuido do meu e ele não cuida dele, então o mosquito vai vir da casa dele e pode me picar e eu ‘desenvolver’ a dengue.”

Atenção: se estiver com febre, dor de cabeça e/ou atrás dos olhos, manchas vermelhas no corpo são sintomas de dengue. Percebeu os sintomas? Beba bastante água, não tome remédios por conta própria e procure um serviço de saúde mais próximo.

Saiba mais em gov.br/mosquito ou ligue 136.

Brasil 61

Recent Posts

Bolsas da Ásia fecham em alta; Seul lidera e atinge recorde pelo 4º pregão seguido

Por Sergio CaldasSão Paulo, 03/11/2025 - As bolsas asiáticas fecharam em alta nesta segunda-feira, com…

5 minutos ago

Horóscopo do dia: previsão para os 12 signos em 03/11/2025

O céu desta segunda-feira inspirará ação, introspecção e clareza emocional em diferentes áreas da vida,…

5 horas ago

Crespo exalta espírito coletivo e elogia Tapia após vitória do São Paulo sobre o Vasco

Hernán Crespo valorizou o aspecto mental e a entrega coletiva do São Paulo após a…

6 horas ago

Operário busca o empate com o Vila Vila pela Série B após tomar dois gols

Em confronto equilibrado entre times que ocupam a faixa intermediária da tabela da Série B…

7 horas ago

Abel valoriza equilíbrio mental e diz que vitória do Palmeiras foi ‘da responsabilidade’

"É jogo a jogo." A frase, repetida como mantra por Abel Ferreira, voltou a abrir…

7 horas ago

São Paulo resiste à pressão, vence o Vasco e fica mais perto do G-7 do Brasileirão

Em um jogo bastante disputado em São Januário, o São Paulo levou a melhor sobre…

7 horas ago

This website uses cookies.