Maranhão ganhará primeiro ginásio paradesportivo do Nordeste em 2026


A capital do Maranhão, São Luís, receberá o primeiro Ginásio de Paradesporto das regiões Norte e Nordeste. A ordem de serviço para a construção do ginásio foi assinada nesta terça-feira (30), na capital maranhense, pelo ministro do Esporte, André Fufuca.

A obra vai permitir a prática de várias modalidades paradesportivas, como basquete, vôlei, bocha, futebol de 5 e 7 e badminton. A previsão é que o ginásio, que receberá recursos da Lei Federal de Incentivo ao Esporte, seja entregue em 2026. 

A estrutura será construída em uma área de 1.6 mil metros quadrados, dentro do Complexo Esportivo Canhoteiro. O complexo terá uma academia climatizada; espaço para pessoas com mobilidade reduzida em toda a sua extensão; arquibancada para 200 espectadores; vestiários masculinos e femininos com banheiros, chuveiros e armários adaptados.   

“Este é o primeiro ginásio do Paradesporto do Estado do Maranhão. É um marco histórico para os atletas que levam o nome do Brasil pelos quatro cantos do mundo”, disse o ministro na ocasião.

O ministro lembrou que o Brasil é hoje a quinta potência mundial do paradesporto, e que o governo federal tem priorizado o investimento na base. 

“A orientação do presidente Lula é que devemos investir naqueles atletas que irão impulsionar o nome do nosso país. E, aqui no Maranhão, a gente teve a audácia de procurar parceiros, buscar patrocinadores que investissem, por meio da Lei de Incentivo ao Esporte, que garantissem os recursos para esse projeto. Graças a isso, estamos assinando hoje a ordem de serviço do primeiro ginásio do paradesporto do Norte/Nordeste”, acrescentou. 

O Ginásio Paradesportivo do Maranhão vai homenagear o professor de basquete Cláudio Vaz dos Santos, o “Alemão”. Ele foi idealizador dos Jogos Escolares Maranhenses (JEMs,) e morreu em 2021, aos 86 anos de idade. 



Fonte: Agência Brasil

Dener Rafael

Recent Posts

Sesi-SP conquista Campeonato Brasileiro de vôlei sentado feminino

O Sesi-SP conquistou o título do Campeonato Brasileiro de vôlei sentado feminino após derrotar o…

30 minutos ago

9 receitas que não podem faltar em um churrasco

O churrasco é uma das maiores paixões da culinária brasileira e um verdadeiro símbolo de…

2 horas ago

Gato pode comer doce? Entenda os riscos do açúcar para o animal

Diferentemente dos humanos, os gatos são carnívoros estritos e possuem um metabolismo que não reconhece…

3 horas ago

Carro colide em árvore e deixa duas pessoas feridas no oste de Goianésia

Um acidente de trânsito registrado na madrugada deste sábado (15) deixou duas pessoas feridas após…

6 horas ago

Nota de Falecimento

O Grupo Divina Luz comunica o falecimento de Benedito Honorato da Silva Filho, ocorrido nesta…

6 horas ago

7 produções nacionais para entender a Proclamação da República

Há 136 anos, Marechal Deodoro da Fonseca, primeiro presidente do Brasil, liderou uma tropa que…

7 horas ago

This website uses cookies.