Categories: Últimas Notícias

Malafaia chama Motta de ‘mentiroso’ e acusa presidente da Câmara de agir em causa própria


O pastor Silas Malafaia voltou a criticar o presidente da Câmara, Hugo Motta (Republicanos-PB), na queda de braço que bolsonaristas travam para que o projeto de lei da anistia aos presos do 8 de Janeiro avance na Casa.

Em vídeo publicado nas redes sociais nesta terça-feira, 8, o pastor bolsonarista chamou o presidente da Câmara de “mentiroso”, por ter dito que, para não aumentar “uma crise institucional”, conduzirá o tema “com a serenidade que ele requer” – se referindo à pressão dos parlamentares bolsonaristas para que o projeto, em benefício do ex-presidente Jair Bolsonaro (PL), seja pautado.

“Ele falou que é contra a urgência do projeto da anistia porque isso tensiona os Poderes da República. Mentiroso. A anistia pertence ao Congresso Nacional, não pertence ao STF, nem a Lula e seu governo. Ele está enganando o povo brasileiro”, disse o pastor, afirmando que o deputado está “a serviço de Alexandre de Moraes e de Lula”.

O deputado foi procurado pelo Estadão para comentar as declarações do pastor, mas não se pronunciou.

Malafaia acusou Motta de pautar quatro projetos de lei, propostos pelo Judiciário, sem a assinatura dos líderes e sem pedido de urgência. Todos os projetos, entretanto, possuem requerimento de urgência assinados pelo líder do Republicanos, deputado Gilberto Abramo (MG), partido de Motta, e tramitaram pelas comissões temáticas da Casa. As propostas são relativas a criação de cargos comissionados, criação de Varas e mudança de nomenclatura de cargos.

O requerimento de urgência é um procedimento que acelera a tramitação de uma proposta legislativa, e cabe ao presidente decidir o que será votado no plenário da Casa.

Como os textos dispõem sobre o funcionamento interno de um Poder, é competência da Câmara iniciar a tramitação das propostas. São três projetos de autoria do Superior Tribunal de Justiça (STJ) e um do Supremo Tribunal Federal (STF). No vídeo, o pastor afirmou que Motta está pautando os projetos porque “tem investigação da Polícia Federal contra ele e o pai dele”. “Ele quer se proteger”, acusou.

Pastor se referiu à Operação Outside, com segunda deflagrada pela Polícia Federal na última quinta-feira, 3, que investiga suspeitas de fraude, superfaturamento e desvio de recursos federais destinados a obras em Patos, no sertão da Paraíba. A cidade é administrada por Nabor Wanderley (Republicanos), pai de Motta. A prefeitura informou que nenhum de seus prédios foi alvo de busca e apreensão.

Como mostrou o Estadão, líderes e integrantes do Centrão dizem não acreditar que o projeto da anistia avance na Câmara, e veem os ataques de Malafaia contra Motta como “um tiro no pé”.

Na Avenida Paulista, no último domingo, 6, no ato em que Bolsonaro reuniu 44,9 mil apoiadores, o pastor disse que Motta envergonha o “honrado povo da Paraíba” ao não pautar a anistia no plenário da Casa.



Por: Estadão Conteúdo

Estadão

Recent Posts

Veja as previsões do Horóscopo Chinês para setembro de 2025

O ano de 2025 tem a energia da Serpente, mas cada mês apresenta a referência…

6 minutos ago

operações deflagradas hoje chegaram à ‘cobertura’ do sistema do crime organizado

Por Giordanna Neves e Cícero Cotrim. Colaborou Redação Estadão Conteúdo - 28/08/2025 12:59 O ministro…

10 minutos ago

Alemanha, França e Reino Unido iniciam processo para impor volta de sanções ao Irã na ONU

Alemanha, França e Reino Unido avançaram no processo denominado "snapback" para reimpor sanções da Organização…

11 minutos ago

Fase de Liga da Champions terá Real Madrid contra Liverpool, City e Juventus e Barcelona x PSG

Com homenagens a Kaká e Ibrahimovic, a Uefa sorteou nesta quinta-feira a fase de Liga…

12 minutos ago

Jamais pedirei a um partido para não lançar candidato a presidente, afirma Lula

O presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT) disse que "jamais" pedirá a um presidente…

13 minutos ago

UE apresenta propostas para reduzir tarifas e implementar acordo comercial com os EUA

A Comissão Europeia, braço executivo da União Europeia (UE), apresentou nesta quinta-feira, 28, duas propostas…

19 minutos ago

This website uses cookies.