Mais de 8 mil já ficaram sem luz na grande SP por queda de balões


Somente no primeiro semestre deste ano, 8.048 imóveis ficaram sem luz na região metropolitana de São Paulo por causa de quedas de balões, segundo balanço da concessionária Enel São Paulo. Foram 41 ocorrências envolvendo os artefatos, cuja soltura é proibida e considerada crime ambiental por risco de incêndio.

Com o tempo seco, como o que tem sido observado na Grande São Paulo nas últimas semanas, o risco de acidentes envolvendo balões é ainda maior. Por isso, a Enel tem reforçado o alerta de que “a brincadeira” traz impacto no fornecimento de energia elétrica e insegurança à população.

“Quando um balão toca os cabos de alta ou média tensão, pode provocar curto-circuito, queima de equipamentos, rompimento de cabos e até incêndio em postes, vegetação ou construções próximas. Em casos mais graves, a queda de cabos energizados representa um risco significativo de choque elétrico, aumentando a possibilidade de acidentes graves”, diz a concessionária.

Os meses de junho e abril foram os que tiveram mais problemas envolvendo balões neste primeiro semestre. A capital paulista é a cidade com o maior número de ocorrências na região metropolitana, com 28 registros de queda em rede elétrica no primeiro semestre, deixando mais de 2 mil imóveis sem luz.

Além disso, a cidade de Mauá também mereceu especial preocupação da concessionária porque, apesar de ter tido apenas uma ocorrência com balão, 4.805 imóveis foram afetados – em 2024, a cidade também teve só um incidente com balão no período, que deixou mais de 2 mil pessoas sem luz.

Os números de 2025 ainda são um pouco menores do que os de 2024, quando houve 43 incidentes por balões na Grande São Paulo no primeiro semestre, com 8.844 imóveis afetados.

Recomendações

A Enel também tem orientado a população a evitar recuperação de artefatos. Caso um balão caia dentro de uma subestação de energia elétrica, por exemplo, o risco de explosão é muito grande. O mesmo alerta vale se um balão cair sobre a rede de fios nas ruas, pois há risco de sofrer descargas elétricas.

Ao identificar um balão sobre a rede ou em uma subestação, pede-se a população que entre em contato com a concessionária pelos canais de atendimento: aplicativo Enel São Paulo, agência virtual ou central 0800-7272196.

As informações são do jornal O Estado de S. Paulo.



Por: Estadão Conteúdo

Estadão

Recent Posts

Em ação conjunta, PCGO, PM e GCM prendem homem que matou vítima que procurava atendimento médico em UPA de Novo Gama

A Polícia Civil de Goiás, por meio Grupo de Investigação de Homicídios (GIH) de Novo…

6 minutos ago

Bolsas de NY fecham em alta, com recordes nos 3 principais índices, à espera de alívio do Fed

As bolsas de Nova York fecharam em alta nesta terça-feira, 9, sem que revisões em…

9 minutos ago

Pigossi vira jogo dramático no SP Open e Ana Candiotto vence ucraniana em 1º triunfo em WTA 250

A tarde de terça-feira foi de grandes vitórias para as representantes brasileiras de simples no…

11 minutos ago

aumento tarifário dos EUA para produtos específicos permanece provável

Os recentes acordos comerciais do presidente dos EUA, Donald Trump, provavelmente reduziram o risco de…

29 minutos ago

Fitch eleva previsão de crescimento mundial para 2025, mas prevê desaceleração nos EUA

A Fitch Ratings elevou moderadamente sua previsão de crescimento mundial para 2025, com base em…

37 minutos ago

Bessent diz estar confiante de que Suprema Corte apoiará as tarifas de Trump

O secretário do Tesouro dos EUA, Scott Bessent, afirmou nesta terça-feira, 9, que está confiante…

45 minutos ago

This website uses cookies.