Mais da metade dos brasileiros diz ter vergonha do STF, aponta Datafolha


Por Redação O Estado de S. Paulo – 28/06/2025 16:33

Pesquisa Datafolha divulgada nesta sexta-feira, 27, aponta que mais da metade dos brasileiros tem vergonha dos ministros do Supremo Tribunal Federal (STF). Segundo o levantamento, 58% dos entrevistados dizem se envergonhar dos ministros do Supremo, enquanto 30% declaram ter orgulho do tribunal.

O levantamento se baseia em respostas à pergunta: “você tem mais orgulho do que vergonha ou mais vergonha do que orgulho” de uma série de instituições. Foram ouvidas 2.004 pessoas em 136 municípios, entre 10 e 11 de junho. A margem de erro é de dois pontos porcentuais, para mais ou para menos.

A preferência político-partidária se mostrou relevante para a pesquisa. Apoiadores declarados do ex-presidente Jair Bolsonaro (PL), atualmente réu em ação julgada pela Primeira Turma da Corte, que analisa sua participação em trama golpista após as eleições de 2022, se mostraram ainda mais negativos com relação ao STF, com 82% dos entrevistados declarando ter vergonha do Tribunal.

Já entre os eleitores do presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT), 52% têm orgulho dos ministros, enquanto 36% têm vergonha; 12% dos entrevistados não se posicionaram.

O pior índice para a Corte – 91% contra 5% – está entre os entrevistados simpatizantes do PL, partido de Bolsonaro que foi alvo de uma multa de R$ 22,9 milhões por “litigância de má-fé”, após a tentativa de anular os votos de 279,3 mil urnas eletrônicas nas eleições de 2022.

Entrevistados que declararam preferência pelo PT mostram o oposto e com uma diferença estatística menor: 53% de orgulhosos contra 36% de pessoas que sentem vergonha do tribunal.

A preferência religiosa dos entrevistados também indica diferenças. Católicos têm 33% de orgulho dos magistrados, enquanto os envergonhados são 56%. No grupo dos evangélicos, 66% dizem ter vergonha dos ministros e 22% sentem orgulho.

A pesquisa ainda revela que, entre as pessoas que consideram o atual governo ótimo ou bom, 57% afirmam ter orgulho do STF. Já entre os que consideram a gestão do presidente Lula ruim ou péssima, apenas 10% sentem orgulho dos ministros.

Os índices de rejeição ao STF são similares aos dos outros Poderes. 56% dos entrevistados declararam sentir vergonha do presidente Lula, 59% disseram ter vergonha dos deputados atuais e 59% sentem vergonha dos senadores. A pesquisa ainda apontou que 55% dos brasileiros tem mais orgulho do que vergonha dos militares.



Por: Estadão Conteúdo

Estadão

Recent Posts

Bolsas da Europa operam em baixa, com liquidação de bancos em Londres antes de PCE nos EUA

Por André MarinhoSão Paulo, 29/08/2025 - As bolsas da Europa operam em baixa nesta manhã,…

8 minutos ago

Bolsas da Ásia fecham sem direção única, com Tóquio sob pressão de dados e China em rali contínuo

Por André Marinho*São Paulo, 29/08/2025 - As bolsas da Ásia fecharam sem direção única nesta…

45 minutos ago

Horóscopo do dia: previsão para os 12 signos em 29/08/2025

Nesta sexta-feira, os astros estarão em movimento intenso, gerando um campo energético que afetará cada…

6 horas ago

Jair Renan é comparado a Tiririca por presidente da Câmara de Balneário Camboriú

O vereador de Balneário Camboriú (SC), Jair Renan Bolsonaro (PL), entrou em um embate com…

8 horas ago

PCGO prende homem por tentativa de homicídio qualificado em Senador Canedo – Policia Civil do Estado de Goiás

A Polícia Civil de Goiás, por meio do Grupo Especial de Investigação de Homicídios (GIH)…

8 horas ago

This website uses cookies.