O governador Ronaldo Caiado e o vice-governador Daniel Vilela entregaram, nesta quarta-feira (17/12), a reforma do Terminal do Dergo, em Goiânia. Com investimento de R$ 16,5 milhões, a obra integra o Projeto Nova Anhanguera, iniciativa que promove a modernização dos terminais e estações ao longo da avenida. Com a reconstrução, a população passa a contar com um espaço mais amplo, confortável e seguro para a utilização do transporte coletivo.
Ao percorrer as novas instalações, Caiado reforçou o compromisso de resgatar a dignidade do usuário.
“O que nós fizemos foi realmente fazer tudo de novo. Você viu a altura do teto agora, a sofisticação para o atendimento das pessoas, o padrão de excelência que tem nos banheiros, nas áreas dos motoristas, no restaurante, conforto também para os passageiros com toda a estrutura da segurança pública”, apontou.
As intervenções permitiram a ampliação da área total de 2,3 mil para 3,4 mil metros quadrados.
As plataformas de embarque foram totalmente reestruturadas, o que garantiu mais segurança às manobras dos ônibus que operam 19 linhas no local. Antes da reforma, o terminal era considerado um dos mais degradados da capital, com infiltrações e instalações comprometidas.
“Quando você não cuida, você deixa destruir tudo, tem de reconstruir num preço altíssimo, porque está tudo deteriorado”, pontuou o governador, ao frisar que foram “sete anos de muito trabalho” para requalificar o sistema de transporte coletivo.
Entre as melhorias, o espaço passou a contar com sistema integrado de videomonitoramento gerenciado pela Redemob, em cooperação com a Secretaria de Segurança Pública, iluminação totalmente em LED, sistema de drenagem pluvial reestruturado e novo espaço destinado ao comércio.
“Hoje essa nossa parceria, eu vejo como exemplo de como o Estado pode atender o passageiro com a passagem de preço compatível, ônibus de qualidade e estações ou terminais num padrão de excelência”, reforçou Caiado, mencionando o consórcio mantido junto a 17 prefeituras.
Com fluxo diário superior a 25 mil usuários, o Terminal do Dergo é o terceiro equipamento do BRT Leste Oeste entregue neste ano. O vice-governador Daniel Vilela ressaltou a transformação do sistema.
“Caiado não deixou que tivéssemos um transporte coletivo colapsado. Chamou para o Estado a responsabilidade de construir um projeto inteligente, moderno e compartilhado com as prefeituras que pudessem subsidiar as tarifas e, ao mesmo tempo, ter investimentos”, salientou ao mencionar que, desde 2019, o custo da passagem de ônibus está congelado em R$ 4,30.
Alinhado ao processo de modernização do transporte público, o terminal também teve a cobertura ampliada para atender à altura dos veículos elétricos que integram o sistema BRT Leste Oeste. A unidade dispõe ainda de novos ambientes de apoio, entre refeitórios, sala de resíduos e sala de limpeza.
As bilheterias, bem como as salas de controle da Polícia Militar e da Companhia Metropolitana de Transportes Coletivos (CMTC) também foram revitalizadas, tornando-se mais amplas e ventiladas.
“Isso aqui é padrão de primeiro mundo, que é utilizado em aeroportos, onde vocês têm não só conforto, mas um pé direito alto com tudo arejado, identificação e comunicação de tudo com os painéis eletrônicos”, detalhou o secretário-geral de Governo, Adriano da Rocha Lima.
A requalificação integra o Projeto Nova Anhanguera, que prevê a melhoria contínua da infraestrutura de transporte coletivo na capital. Além do Dergo, outros três terminais seguem em obras, com intervenções em ritmo acelerado: Praça A, Senador Canedo e Padre Pelágio.
“Estamos fazendo com que o transporte coletivo possa ter importância e as pessoas voltem a andar de ônibus. Isso vai motivar a pessoa a deixar o carro e andar no ônibus que é confortável”, afirmou o prefeito de Goiânia, Sandro Mabel.
Os novos equipamentos já são planejados para atender às demandas futuras, com foco na diversificação da matriz energética, e também no conforto de passageiros e comerciantes. É o caso de Rosângela Conceição de Oliveira, que possui uma lanchonete no Terminal do Dergo há seis anos.
“A gente sonha em trabalhar num lugar bom, espaço com mais dignidade e limpeza. A gente abraçou isso com muita alegria”, comentou.
“Nunca tivemos ninguém, nem prefeito, nem governo, que olhasse isso”, afirmou a aposentada Janine Maria dos Santos, ao elogiar a iniciativa.
Também estiveram presentes os prefeitos Fernando Pellozo (Senador Canedo), Marden Júnior (Trindade), José Essado (Inhumas) e o presidente da Companhia Metropolitana de Transportes Coletivos (CMTC), Murilo Ulhoa.
AGR autoriza novas linhas de ônibus em Goiás
Goiás entrega 26 novos ônibus para o transporte escolar
Secretaria de Comunicação – Governo de Goiás( Secom) – Governo de Goiás
A virada de ano tradicionalmente traz consigo o desejo de mudanças positivas, especialmente quando o…
Procon alerta para importância da pesquisa de preço antes das compras de Natal. Valor dos…
A Polícia Civil de Goiás, por meio da Delegacia Especializada de Atendimento a Mulher (Deam),…
Os linces são felinos selvagens encontrados em regiões da Europa, Ásia e América do Norte.…
A Polícia Civil de Goiás, por meio da Delegacia de Polícia de Niquelândia – 18ª…
O Grupo Divina Luz comunica o falecimento de Ronaldo Merenciano Duarte, ocorrido nesta quarta-feira, 17,…
This website uses cookies.