Maioria dos brasileiros não quer Lula e Bolsonaro em 2026

A maioria dos brasileiros não quer nem Luiz Inácio Lula da Silva (PT) nem Jair Bolsonaro (PL) como candidatos à Presidência em 2026, aponta pesquisa Genial/Quaest divulgada nesta quinta-feira, 5.

Enquanto 66% dos entrevistados consideram que o petista não deveria tentar a reeleição no próximo pleito, 65% avaliam que Bolsonaro, inelegível até 2030, deveria desistir de sua pré-candidatura e apoiar outro nome na disputa pelo Planalto.

A pesquisa Genial/Quaest entrevistou 2.004 brasileiros em 120 municípios do País entre os dias 29 de maio e 1.º de junho. A margem de erro é de dois pontos porcentuais e o índice de confiança é de 95%.

Cresce resistência a Lula; estratégia de Bolsonaro é reprovada

O índice dos que acham que Lula não deveria tentar a reeleição é o maior da série histórica. A mesma pergunta foi realizada por levantamentos anteriores da Genial/Quaest. O porcentual de entrevistados que não querem Lula como candidato em 2026 aumenta desde dezembro de 2024. Na ocasião, eram 52% os que não desejavam ver o petista tentando a recondução. Na rodada seguinte, de março de 2025, o índice foi a 62%, crescendo mais quatro pontos porcentuais desde então.

Mesmo entre eleitores que se consideram lulistas ou petistas, há quem avalie que Lula não deve concorrer. São 15% desse grupo. Entre os eleitores que se consideram de esquerda, mas não lulistas ou petistas, são 37% os que defendem que Lula não seja candidato.

Lula ainda não confirmou que tentará um novo mandato, mas tem feito declarações que sugerem disposição e vontade em disputar mais uma eleição.

Bolsonaro acumula duas penas de inelegibilidade no Tribunal Superior Eleitoral (TSE) e não pode concorrer a cargos eletivos até 2030. Mesmo assim, o ex-presidente coloca-se como pré-candidato em 2026. A estratégia de Bolsonaro é aprovada por 26% dos entrevistados. Por outro lado, 65% avaliam que o ex-presidente deveria abrir mão da candidatura e apoiar, desde já, um outro nome para a disputa. São 9% os que não responderam.

Segundo a pesquisa, 45% dos entrevistados afirmam ter mais medo do retorno de Bolsonaro do que da continuidade de Lula. De outro lado, 40% dizem ter mais medo de mais quatro anos de Lula do que da volta de Bolsonaro ao cargo.

Estadão

Recent Posts

Horóscopo do dia: previsão para os 12 signos em 23/08/2025

Neste sábado, o movimento dos astros afetará cada nativo de forma única. Enquanto alguns sentirão…

4 horas ago

Criciúma vence duelo direto diante do Novorizontino e entra no G-4 da Série B

O Criciúma está de volta ao G-4 da Série B do Campeonato Brasileiro. Na noite…

6 horas ago

Marcelo Melo e Rafael Matos garantem vaga na final do ATP 250 de Winston-Salem

A dupla formada pelo mineiro Marcelo Melo e pelo gaúcho Rafael Matos derrotaram o indiano…

6 horas ago

Moraes e Mendonça divergem sobre autocontenção do Judiciário em evento no Rio

Os ministros Alexandre de Moraes e André Mendonça, do Supremo Tribunal Federal (STF), divergiram nesta…

7 horas ago

Zambelli é condenada pela segunda vez pelo STF; pena é de 5 anos e 3 meses

Por Redação, O Estado de S. Paulo - 22/08/2025 22:24 O plenário do Supremo Tribunal…

7 horas ago

Marcos do Val contraria medidas do STF e mostra tornozeleira eletrônica em live

O senador Marcos do Val (Podemos-ES) desobedeceu as medidas cautelares que lhe foram impostas pelo…

7 horas ago

This website uses cookies.