A maioria da população brasileira (57%) é a favor de permitir que presidentes, governadores e prefeitos tenham direito à reeleição, enquanto 41% são contrários. Os dados são da pesquisa Datafolha divulgada no sábado, 21. Outros 2% não sabem responder.
A pesquisa mediu a opinião dos brasileiro em relação à proposta de reforma política que tramita no Senado com o objetivo de acabar com a reeleição para presidente da República, governadores e prefeitos e definir mandatos de cinco anos para os chefes do Executivo.
Apesar da maioria dos entrevistados não apoiar o fim da reeleição, a pesquisa indicou que 59% dos brasileiros são a favor da ampliação de todos os mandatos eletivos de quatro para cinco anos, como prevê o projeto. Nesse caso, 37% foram contrários ao aumento de mandato.
A última vez que o Datafolha divulgou um levantamento sobre a possibilidade de reeleição foi em junho de 2015, quando o cenário era inverso: 67% eram contra permitir que o presidente tentasse um novo mandato, e 30%, a favor – números semelhantes aos registrados nas esferas estadual e municipal. Nesta época, o Brasil vivia a crise política ocasionada pela Operação Lava Jato, que contribuiu para o impeachment de Dilma Rousseff (PT).
Proposta de acabar com a reeleição está em tramitação
Em maio deste ano, a Comissão de Constituição e Justiça (CCJ) do Senado aprovou uma proposta de emenda à Constituição (PEC) que acaba com a reeleição para presidente da República, governadores e prefeitos. Além disso, a PEC estabelece mandatos de cinco anos para os cargos eletivos e determina uma eleição estadual, municipal e federal única. O texto mantém a possibilidade de reeleição para cargos do Legislativo.
O relatório da proposta é do senador Marcelo Castro (MDB-PI), com alterações sugeridas por Carlos Portinho (PL-RJ) e Eduardo Girão (Novo-CE).
Segundo o autor da PEC, senador Jorge Kajuru (Podemos-GO), a medida deve gerar economia de recursos públicos e mais previsibilidade. A intenção é garantir que candidatos a cargos do Poder Executivo tenham “uma maior oportunidade de competir em condições mais igualitárias, sem a vantagem dos atuais ocupantes do cargo”.
Com a aprovação na CCJ, a proposta segue para uma comissão especial antes de seguir para votação em plenário. Depois, ainda precisa passar pela Câmara, já que a PEC teve início no Senado.
Caso aprovada nas duas Casas, a PEC prevê que os atuais membros do Executivo concluam seus mandatos e, se estiverem no primeiro mandato, possam se candidatar à reeleição uma última vez. A mudança pode exigir ajustes nos calendários e processos eleitorais.
Por: Estadão Conteúdo
O torneio mais democrático - e milionário - do país chega ao fim neste domingo…
A semana será marcada por movimentos intensos, encerramentos necessários e oportunidades de recomeço para todos…
Neste domingo, o movimento dos astros tenderá a criar um clima dinâmico, afetando cada nativo…
O Flamengo garantiu o Bicampeonato da Copinha Feminina. As Meninas da Gávea asseguraram o troféu…
Um acidente de trânsito envolvendo dois veículos de passeio foi registrado na noite deste sábado,…
Uma ação integrada das forças de segurança resultou na recaptura de quatro foragidos da Justiça…
This website uses cookies.