Maioria acredita que conflito entre governo e Congresso atrapalha o País, aponta Genial/Quaest


A maioria dos brasileiros acredita que os conflitos entre o governo e o Congresso Nacional mais atrapalham do que ajudam o País. A informação consta da pesquisa realizada pela Genial/Quest, divulgada nesta quarta-feira, 16. Enquanto 79% dizem que o conflito entre os Poderes é prejudicial ao Brasil, apenas 12% dos entrevistados afirmam que os embates com o Congresso mais ajudam, e 9% dos respondentes optaram por não opinar.

De acordo com a pesquisa, dentre os apoiadores do presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT), apenas 22% pensam que os atritos com o Legislativo são benéficos e 71% relatam que a disputa atrapalha – 7% preferiram não responder. Os números são similares aos encontrados entre os seguidores de Jair Bolsonaro (PL): 11% dos entrevistados relatam que brigas com a Câmara e o Senado ajudam, enquanto 80% têm uma visão negativa e 9% não opinaram.

Os atritos entre o governo Lula e o Legislativo são de conhecimento de uma ligeira maioria dos brasileiros. Dos participantes, 51% estavam ciente das disputas, enquanto 48% dos entrevistados alegaram não saber sobre o assunto e 1% optou por não responder.

Bolsonaristas são aqueles que têm mais conhecimento sobre as discussões entre o Legislativo e o Executivo: 58% dos entrevistados com esse alinhamento político afirmaram ter conhecimento enquanto 42% desconheciam. Os petistas, por outro lado, são compostos por 55% dos entrevistados que estão alheios sobre as disputa e 44% que conhecem.

Maioria não sabe sobre crise do IOF

O encontro para promover conciliação sobre o aumento do Imposto sobre Operações Financeiras (IOF), que terminou sem acordo após reunião marcada pelo Supremo Tribunal Federal (STF), representou mais um capítulo das disputas que o governo carrega com o Congresso.

A maioria da população, no entanto, não sabia que o governo recorreu ao Supremo para tentar manter o decreto que elevava o imposto. Na pesquisa, 53% dos entrevistados afirmaram não saber sobre o assunto e apenas 43% tinha conhecimento, 1% dos entrevistados não respondeu.

Dentre aqueles que conhecem o assunto, 59% afirmaram que Lula deve aceitar um acordo e 25% acreditam que o governo deve se manter na disputa. Por fim, 16% dos entrevistado preferiu não opinar.

Neste quesito, tanto bolsonaristas quanto lulistas têm números iguais. Em ambas as vertentes políticas, 57% dos entrevistados afirmaram que aceitar um acordo é a melhor opção. Os petistas ainda acham que o governo deve se manter na disputa em 33% dos entrevistados, enquanto apenas 26% dos bolsonaristas citam que Lula não deveria aceitar um acordo.

A pesquisa Genial/Quest ouviu 2004 entrevistados entre os dias 10 e 14 de julho. A margem de erro do estudo é de 2 pontos porcentuais e o nível de confiança é de 95%.



Por: Estadão Conteúdo

Estadão

Recent Posts

Férias sem excesso de telas: como equilibrar diversão e bem-estar infantil

Nas férias, muitas crianças passam mais tempo em casa e, consequentemente, aumentam as horas diante…

50 minutos ago

Chuva acompanhada de ventos derruba árvore de natal em Vila Propício

Uma árvore de Natal com cerca de 15 metros de altura caiu no início da…

55 minutos ago

5 receitas para aproveitar as sobras da ceia de Ano-Novo

Aproveitar as sobras da ceia do Ano-Novo é uma forma inteligente de evitar desperdícios e…

2 horas ago

5 receitas para aproveitar as sobras da ceia de Ano-Novo

Aproveitar as sobras da ceia do Ano-Novo é uma forma inteligente de evitar desperdícios e…

2 horas ago

Corpo de Bombeiros inicia buscas por homem desaparecido em fazenda de Vila Propício

O Corpo de Bombeiros Militar de Goiás (CBMGO), através do 18º Batalhão Bombeiro Militar (BBM),…

3 horas ago

Nota de Falecimento

O Grupo Divina Luz comunica o falecimento de José Martins de Abreu, ocorrido nesta quinta-feira,…

3 horas ago

This website uses cookies.