O presidente da França, Emmanuel Macron, cobrou do presidente do Irã, Masoud Pezeshkian, o “retorno à mesa de negociações para tratar das questões balísticas e nucleares” e a retomada da cooperação com a Agência Internacional de Energia Atômica (AIEA). A reivindicação foi feita neste domingo, 29, durante uma ligação telefônica entre os dois líderes, segundo publicação do francês no X.
“É essencial manter o marco do Tratado de Não Proliferação Nuclear e retomar rapidamente os trabalhos da AIEA no Irã para garantir total transparência”, afirmou Mácron.
Ele também pressionou o Irã pela libertação de dois cidadãos franceses detidos no Irã. “A libertação de nossos compatriotas Cécile Kohler e Jacques Paris” foi uma das mensagens centrais levadas a Pezeshkian, disse. Ambos estão presos desde 2022, acusados de espionagem.
A conversa incluiu ainda uma cobrança por garantias de segurança a cidadãos e propriedades da França no território iraniano.
“A proteção de nossos nacionais e de nossas instalações no Irã não pode estar sujeita a nenhuma ameaça”, escreveu Macron.
Por fim, o francês apelou por estabilidade regional, destacando a importância do “respeito ao cessar-fogo [com Israel], para ajudar a restaurar a paz na região”.
Ele concluiu a nota dizendo que continuará trabalhando nos próximos dias para alcançar os objetivos propostos.
Por: Estadão Conteúdo
O ano do esporte paralímpico no país, o primeiro do ciclo dos Jogos de Los…
Os banhos energéticos são práticas ancestrais que ajudam a renovar as energias, harmonizar sentimentos e…
Este sábado trará questionamentos sobre escolhas, relações e responsabilidades, mas também abrirá espaço para reorganizar…
A Polícia Militar e familiares buscam informações sobre o paradeiro de Luis Gustavo de Oliveira,…
O Marrocos empatou pelo placar de 1 a 1 com Mali, na noite desta sexta-feira…
Acostumado a trabalhar em grandes empresas, foi na busca de tranquilidade que Danilo Carvalho Borges…
This website uses cookies.