Macron anuncia 6,5 bi de euros adicionais em gastos militares nos próximos 2 anos


O presidente francês Emmanuel Macron anunciou neste domingo (13) um aumento de 6,5 bilhões de euros (US$ 7,6 bilhões) em gastos militares nos próximos dois anos devido a novas ameaças sem precedentes, que vão desde a Rússia até a proliferação nuclear, terroristas e ataques cibernéticos.

Macron delineou os planos de gastos durante discurso em que pediu esforços intensificados para proteger a Europa e apoiar a Ucrânia em sua guerra contra a invasão total da Rússia. Ele afirmou que a França pretende gastar 64 bilhões de euros (US$ 74,8 bilhões) em despesas de defesa anuais em 2027, o último ano de seu segundo mandato. O montante representa o dobro dos 32 bilhões de euros em gastos anuais quando assumiu a presidência em 2017.

“Desde 1945, a liberdade nunca foi tão ameaçada, e nunca tão seriamente”, disse Macron em seu tradicional discurso às Forças Armadas na véspera do feriado nacional do Dia da Bastilha. “Estamos vivenciando um retorno à realidade de uma ameaça nuclear e uma proliferação de grandes conflitos. Para ser livre neste mundo, precisamos ser temidos. Para ser temidos, precisamos ser poderosos”, afirmou.

Ele insistiu que a França pode encontrar recursos para gastar mais no setor militar, mesmo enquanto tenta reduzir as enormes dívidas nacionais. Partidos conservadores e de extrema-direita apoiaram o aumento dos gastos com defesa, enquanto legendas de esquerda acusam o governo de sacrificar benefícios sociais arduamente conquistados em prol dos gastos militares.

A França está em perigo por causa da guerra da Rússia na Ucrânia, bem como das guerras no Oriente Médio, e porque “os Estados Unidos adicionaram uma forma de incerteza”, argumentou Macron. Outros perigos citados pelo líder francês foram campanhas de desinformação online por governos estrangeiros não especificados e operações de propaganda visando crianças, na “era das telas”.

Macron também ordenou que os principais responsáveis militares e de defesa da França iniciem um “diálogo estratégico” com parceiros europeus sobre o papel que o arsenal nuclear francês poderia desempenhar na proteção da Europa. França e Reino Unido concordaram recentemente em cooperar em questões relacionadas ao arsenal nuclear.

Seu discurso aconteceu às vésperas de o presidente dos EUA, Donald Trump, fazer um anúncio sobre a Rússia na segunda-feira, 14, e no momento em que chefe da Otan está rumo para Washington para dois dias de conversações. Trump informou na semana passada planos para vender armamentos a aliados da Otan, que podem então ser repassados à Ucrânia, que tem lutado para repelir ataques aéreos russos.

O ministro da Defesa da França, Sébastien Lecornu, em entrevista publicada no domingo no La Tribune Dimanche, afirmou que funcionários europeus têm argumentado com o governo Trump para reforçar as capacidades de defesa aérea da Ucrânia.

Lecornu também pediu mais investimentos franceses em tecnologia de defesa e melhor formação de engenheiros e técnicos. “Grandes potências estão trabalhando secretamente em computadores quânticos (…) que serão capazes de revolucionar o campo de batalha amanhã. Queremos continuar nesse jogo?”, questionou.

Fonte: Associated Press*

*Conteúdo traduzido com auxílio de Inteligência Artificial, revisado e editado pela Redação do Broadcast, sistema de notícias em tempo real do Grupo Estado.



Por: Estadão Conteúdo

Estadão

Recent Posts

Buraco na pista provoca acidente e bombeiros de Goianésia são acionados

Um acidente de trânsito do tipo saída de pista foi registrado na tarde deste domingo,…

1 hora ago

Baralho cigano: previsão para os 12 signos de 22 a 28 de dezembro de 2025

Esta é a semana que antecede a virada do ano energético e emocional. O baralho…

4 horas ago

Nota de Falecimento

O Grupo Divina Luz comunica o falecimento de Maria Vilani Figueiredo, ocorrido neste domingo, 21,…

4 horas ago

Horóscopo do dia: previsão para os 12 signos em 22/12/2025

Nesta segunda-feira, o movimento dos astros tenderá a trazer desafios que exigirão consciência, estratégia e…

10 horas ago

Queda de moto em ponte mobiliza Bombeiros de Goianésia nas proximidades do Morro da Santa

Um acidente de trânsito envolvendo uma saída de pista e queda de motocicleta mobilizou equipes…

13 horas ago

Corinthians vence Vasco e conquista tetracampeonato da Copa do Brasil

O Corinthians é tetracampeão da Copa do Brasil. O título foi alcançado com uma vitória…

15 horas ago

This website uses cookies.