Lula se diz otimista com possibilidade de negociação de paz entre Ucrânia e Rússia


O presidente Luiz Inácio Lula da Silva disse nesta quarta-feira, dia 14, em Pequim (China) que espera que o russo Vladimir Putin compareça à reunião de negociação sobre a guerra na Ucrânia, na Turquia. Putin sugeriu um encontro a partir desta quinta-feira, dia 15, e o ucraniano Volodmir Zelenski aceitou, sob pressão dos Estados Unidos.

Ao retornar da China, Lula pretende aproveitar uma parada técnica em Moscou e ligar para Vladimir Putin. Ele deve pedir ao presidente russo que participe das negociações em Istambul pelo fim da guerra. Embora tenha sugerido as conversas diretas como contraproposta ao cessar-fogo, Putin ainda não confirmou se vai.

A chancelaria ucraniana pediu auxílio do Brasil e da China, nas últimas semanas, como revelou o Estadão, para que sensibilizassem Putin a aceitar um cessar-fogo e pudessem iniciar negociações de paz. Lula levou o pedido da diplomacia de Kiev a Putin, durante reunião no Kremlin.

Na véspera, Lula e o presidente chinês Xi Jinping se reuniram no Palácio do Povo e discutiram a questão. Eles divulgaram uma nota de apoio à ideia de negociação imediata e sem condicionantes, na Turquia, externada pelo russo no último dia 10. O comunicado não fala em apoio ao cessar-fogo imediato, uma condição defendida por Kiev, que voltou a pedir publicamente e em privado ao Brasil para estimular o processo de diálogo.

Lula afirmou que seu governo mantém há três anos a mesma posição, aposta na diplomacia e que ele mesmo já “teve a petulância de um dia ligar e dizer ao Putin ‘pare com essa guerra e volte para a política que está precisando muito'”.

Segundo Lula, sua visita a Moscou, sob críticas de um gesto claro de simpatia com Putin, gerou uma oportunidade de conversar sobre a paz. No entanto, não há garantia de que Putin aparecerá.

“Com muito otimismo vi a proposta. O presidente Xi Jinping e eu colocamos numa nota”, afirmou. em referência à proposta de Putin de abrir negociações e a aceitação de Zelenski. Lula disse esperar que eles se juntem para conversar e comecem a “trocar palavras em vez de tiros”.

“Vamos ver se o Putin vai e se eles se colocam em acordo”, afirmou o petista.



Por: Estadão Conteúdo

Estadão

Recent Posts

Duplas de Bia Haddad e Luísa Stefani avançam às oitavas de Wimbledon

As mulheres brasileiras seguem vivas no Torneio de Wimbledon, um dos quatro principais eventos do…

1 minuto ago

Remo e Cuiabá empatam sem gols em duelo direto por G-4 na Série B

Remo e Cuiabá empataram por 0 a 0 na tarde deste sábado em um verdadeiro…

5 minutos ago

Real aproveita marcação frouxa do Dortmund, supera susto no final e pega PSG na semifinal

Por mais de 90 minutos, o Real Madrid não teve problema com a marcação frouxa…

20 minutos ago

Michelle seria a única, além de Bolsonaro, que venceria Lula em 2026

Por Redação, O Estado de S. Paulo - 05/07/2025 19:10 O presidente do PL, Valdemar…

21 minutos ago

Bombeiros controlam incêndio em residência no oeste de Goianésia

Na madrugada deste sábado, 05, equipes do Corpo de Bombeiros Militar de Goianésia foram acionadas…

1 hora ago

Cheia no Amazonas afeta mais de 533 mil pessoas e coloca 40 cidades em emergência

Das 62 cidades do Amazonas, 40 estão em situação de emergência devido à cheia do…

1 hora ago

This website uses cookies.