O presidente Luiz Inácio Lula da Silva disse nesta quarta-feira, 14, que ao retornar de viagem da China a Brasília vai emendar com uma ida a Montevidéu para o enterro do ex-presidente do Uruguai Pepe Mujica.
Lula disse que ficou muito triste com a notícia da morte de Mujica e que o mínimo que tem de fazer é se despedir. Ele afirmou que conhece muitos políticos, mas que nenhum tem a grandeza da alma de Mujica.
Lula destacou a relevância de Mujica, não somente para a esquerda, mas para os setores democráticos em geral e descreveu o uruguaio como exemplo de dignidade e coragem. “Era um ser humano muito importante para a democracia, para os setores progressistas, para a esquerda”, afirmou Lula.
“Ele era efetivamente uma figura excepcional”. Segundo Lula, no último encontro entre eles, em março passado na posse do presidente Yamandu Orsi, teve a certeza de que era a última vez que estavam se encontrando em vida.
“Ele mesmo dizia que estava no fim. Ele não escondeu nenhuma vez à evolução da doença”, afirmou o presidente. “Ele me disse ‘Lula, estou indo embora’. A carne se vai, mas as ideias ficam. Espero que as pessoas tirem proveito das ideias e do ensinamento do Pepe Mujica”, afirmou o petista, na manhã desta quarta em Pequim.
Em publicação nas redes sociais, Lula disse que amanheceu com a triste notícia, se solidarizou com os familiares de Pepe Mujica e destacou seu legado.
“Sua vida foi um exemplo de que a luta política e a doçura podem andar juntas. E de que a coragem e a força podem vir acompanhadas da humildade e do desapego”, escreveu.
O presidente brasileiro disse ainda que Mujica defendeu a democracia como poucos e nunca deixou de lutar contra desigualdade.
“Sua grandeza humana ultrapassou as fronteiras do Uruguai e de seu mandato presidencial. A sabedoria de suas palavras formou um verdadeiro canto de unidade e fraternidade para a América Latina. E sua forma de compreender e explicar os desafios do mundo atual continuará guiando os movimentos sociais e políticos que buscam construir uma sociedade mais igualitária”, disse.
Em 5 de dezembro do ano passado, quando esteve no Uruguai para a Cúpula do Mercosul, Lula visitou Mujica em sua chácara, nos arredores de Montevidéu. E presenteou o amigo com a Ordem Nacional do Cruzeiro do Sul, a mais alta condecoração oferecida pelo chefe de Estado brasileiro a cidadãos estrangeiros.
“Essa medalha que eu estou entregando ao Pepe Mujica não é pelo fato de ele ter sido presidente do Uruguai. É pelo fato de ele ser quem é”, disse Lula na época.
Em nota, o ministério das Relações Exteriores também lamentou da morte de Pepe Mujica, descrito como “grande amigo do Brasil”.
“O legado de ‘Pepe’ Mujica permanecerá, guiando todas e todos aqueles que genuinamente acreditam na integração de nossa região como caminho incontornável para o desenvolvimento e na nossa capacidade de construir um mundo melhor para as futuras gerações”, diz a nota.
Por: Estadão Conteúdo
O Cavaleiro dos Sete Reinos, nova série derivada de Game of Thrones e inspirada no…
Uma ação integrada entre a Força Tática (CB Vieira, CB Vinícius, SD V. Fernando) do…
A Palantir Technologies rejeitou, em comunicado enviado ao Wall Street Journal, as alegações de que…
Prepare a pipoca e reserve um tempo na agenda, pois, nesta semana, o catálogo da…
Para muitos profissionais, manter a saúde mental e o equilíbrio pessoal tem se tornado mais…
O técnico italiano Carlo Ancelotti comandou nesta segunda-feira (6) em Goyang (Coreia do Sul) o…
This website uses cookies.