Lula incentiva diálogo com os EUA sobre tarifas, diz Alckmin: ‘não vamos desistir’


O vice-presidente e ministro do Desenvolvimento, Indústria, Comércio e Serviços, Geraldo Alckmin (PSB), afirmou que a orientação do presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT) é de que o Brasil insista na negociação comercial com os Estados Unidos, diante do tarifaço de 50% aplicado pelo governo americano sobre produtos brasileiros. “Não vamos desistir, vamos continuar negociação permanentemente”, afirmou, em entrevista exibida pela GloboNews na noite desta quarta-feira, 20. “Orientação do Lula tem sido: diálogo, diálogo, diálogo.”

O vice-presidente reconheceu, no entanto, a dificuldade de negociação com o governo do presidente Donald Trump. “A última conversa com os Estados Unidos faz algumas semanas”, disse. Alckmin reafirmou que já teve uma série de conversas com o secretário do Comércio dos Estados Unidos, Howard Lutnick, e que “não há justificativa” para a taxação. “O Brasil está sendo injustiçado”.

Entre os objetivos que o governo brasileiro pretende alcançar nas negociações, estão a exclusão de mais produtos do tarifaço e a redução da alíquota, segundo Alckmin. Já entre as possíveis concessões, o vice-presidente citou a possibilidade de um acordo de não bitributação com os Estados Unidos.

Alckmin disse que 45% das exportações brasileiras ficaram de fora do tarifaço, enquanto cerca de 36% foram afetadas. De janeiro a julho, segundo o vice-presidente, as exportações brasileiras para o mercado americano cresceram 4,2%. “O Brasil não é problema para os Estados Unidos.”

O vice-presidente afirmou que itens como mel, frutas e móveis estão entre os produtos mais atingidos pelo tarifaço e que os itens industriais são os mais difíceis de serem direcionados para novos mercados. “É muito customizado. Se não vender nos Estados Unidos, onde vai ser? Embora a China seja o nosso maior comprador, é de commodity. Compra de avião, peça, máquina e motor, é dos Estados Unidos.”

Alckmin disse ainda que deverá viajar para o México na semana que vem em busca da abertura de novos mercados para os produtos que seriam destinados aos Estados Unidos.

Alckmin reiterou que conversará com os presidentes da Câmara, Hugo Motta (Republicanos-PB), e do Senado, Davi Alcolumbre (União-AP), para acelerar a aprovação do projeto de lei que prevê medidas de apoio aos setores atingidos.



Por: Estadão Conteúdo

Estadão

Recent Posts

temperaturas sobem e devem passar dos 30°C

Diversas cidades brasileiras estão registrando aumento de temperaturas nesta semana durante o período de veranico,…

7 minutos ago

Taxas longas de juros sobem com Treasuries, dólar e Lula na liderança para 2026

Os juros futuros longos avançam em sintonia com o dólar mais forte ante o real…

8 minutos ago

Quem é o ator que expôs conversa com Tatá Werneck e a incomodou

Tatá Werneck e o ator Paulo Ferreira estiveram envolvidos em uma polêmica. Ele compartilhou em…

12 minutos ago

Utilidade Pública, Portal Meganésia: Aviso de falta de energia em Goianésia

A Equatorial Goiás comunica que haverá interrupção no fornecimento de energia elétrica nesta quinta-feira, 21,…

16 minutos ago

Bia Miranda diz que não estava dirigindo e se explica após chamar carro de vítima de ‘lixo’

Bia Miranda, que se envolveu em um acidente de trânsito ao lado do namorado, o…

23 minutos ago

Julho registra recorde histórico de passageiros transportados, de 11,6 milhões, afirma Anac

O mês de julho registrou 11,6 milhões de passageiros no transporte aéreo no Brasil, recorde…

24 minutos ago

This website uses cookies.