O presidente Luiz Inácio Lula da Silva, e o presidente da França, Emmanuel Macron, expuseram visões diferentes sobre a forma de pressionar o presidente da Rússia, Vladimir Putin, a aceitar um cessar-fogo no local.
Apesar de tanto Lula, quanto Macron se posicionarem contra a guerra e concordarem que a Rússia iniciou o conflito, o presidente brasileiro foi menos enfático na cobrança a Putin. Os dois falaram com a imprensa em Paris, após uma reunião de Estado.
Lula disse que “a posição do Brasil é conhecida pelo povo brasileiro e por Macron”. Relatou que conversou com Putin e pediu que ele participasse das negociações por um cessar-fogo pessoalmente em Istambul (Turquia). O presidente brasileiro foi à Rússia recentemente para a celebração da vitória contra os nazistas na Segunda Guerra Mundial. Lula, no entanto, disse respeitar a decisão de Putin de não seguir seu conselho.
“Eu disse a Putin que era importante que ele fosse a Istambul participar pessoalmente das negociações, que seria um sinal que ele faria ao mundo de que ele está interessado na construção da paz. Obviamente que respeito que o chefe de Estado toma a decisão a partir do seu governo, não a partir da minha sugestão”, declarou.
O presidente brasileiro citou, ainda, um ataque promovido pela Ucrânia a um aeroporto na Rússia e a possibilidade de retaliação por parte do exército de Putin.
“Fiquei preocupado porque, na semana passada, quando se começa a discutir a paz, me parece que houve um ataque da Ucrânia em um aeroporto na Rússia. E agora estou lendo que o Trump publicou um tweet dizendo que conversou com Putin e que a conversa não foi muito boa e que (Rússia) vai retaliar a Ucrânia”, disse.
Por: Estadão Conteúdo
A noite de Natal traz consigo a energia da renovação e da espiritualidade, além de…
As influências astrais desta quinta-feira estimularão a introspecção, a revisão de posturas e um maior…
Para celebrar o encerramento do ciclo 2 do Programa ALI Produtividade, da Regional Central do…
À medida que mais pessoas adotam o estilo de vida vegetariano, seja por razões éticas,…
No fim do ano, o mercado de trabalho costuma ficar mais aquecido, não apenas com…
Os meses mais quentes do ano convidam para mergulhos, viagens e passeios prolongados, mas também…
This website uses cookies.