O ministro da Fazenda, Fernando Haddad, afirmou à TV GGN que o governo brasileiro atua de forma estratégica frente às tarifas comerciais impostas pelos Estados Unidos. “Lula e Alckmin agem sem bravata, mas com firmeza sobre tarifas dos EUA”, disse, referindo-se ao presidente da República, Luiz Inácio Lula da Silva, e o vice-presidente, Geraldo Alckmin, destacando que a prioridade é proteger a economia nacional sem recorrer a confrontos diretos.
Haddad lembrou o impacto dessas tarifas no consumidor norte-americano, usando exemplos de produtos exportados pelo Brasil aos Estados Unidos. “Carne e café estão mais caros nos EUA; mesma peça de carne a R$ 40 aqui custa US$ 120 lá”.
O ministro ressaltou que, embora haja desafios no curto prazo, os produtos brasileiros continuam competitivos internacionalmente e que outros mercados seguem abertos para exportações.
Segundo ele, a postura de Lula e Alckmin reflete uma estratégia mais ampla de defesa da economia, combinando proteção de setores produtivos e ampliação de parcerias comerciais, ao mesmo tempo em que busca reduzir efeitos negativos de tarifas elevadas sobre o consumidor e o comércio internacional.
Por: Estadão Conteúdo
Por Wilson Baldini Jr. - 23/08/2025 22:55 O nigeriano Ike Ibeabuchi, de 52 anos, voltou…
Sonhando com uma aproximação ao grupo de acesso, o Athletico-PR visitou o CRB, na noite…
Por Redação O Estado de S. Paulo - 23/08/2025 22:02 Dado Dolabella e Luan Pereira…
O Partido dos Trabalhadores (PT) está convocando mobilizações em todos os Estados para o próximo…
A poucos dias de completar um ano da morte de Juan Izquierdo, o Nacional-URU fez…
O presidente do PT, Edinho Silva, defendeu, neste sábado, 23, que as "principais lideranças do…
This website uses cookies.