O presidente da República, Luiz Inácio Lula da Silva, defendeu nesta sexta-feira, 13, que a Organização das Nações Unidas (ONU) assuma ao menos parte do financiamento da missão multinacional de segurança no Haiti. Também criticou outros países por agir com “abandono e indiferença” com os haitianos.
A declaração se deu na abertura da reunião da Cúpula Brasil-Caribe, no Itamaraty. Lula recebe chefes de Estado e representantes de 12 países da região.
“Em minha recente visita à França, afirmei em diferentes ocasiões que o Haiti não pode ser punido eternamente por ter sido o primeiro país das Américas a se tornar independente. Se ontem a punição veio sob forma de indenizações injustas e ingerência externa, hoje se reflete em postura de abandono e indiferença”, afirmou o presidente brasileiro.
E cobrou: “É preciso que a comunidade internacional se engaje em prol de um plano nacional de desenvolvimento para o país. O Brasil apoia que a ONU assuma parte do financiamento da missão multinacional de segurança ou a converta em uma operação de paz. A Polícia Federal brasileira vai iniciar nos próximos meses o treinamento que oferecerá a 400 membros da polícia nacional haitiana.”
O presidente citou que o lema da reunião é “Aproximar para Unir” e que ele vem do discurso que fez na Cúpula Brasil-Caricom em 2010. Segundo ele, 15 anos depois, esse lema se mantém atual e “traduz um desafio inacabado”. “Ao longo desse período, nossa relação oscilou entre momentos de avanço, estagnação e retrocesso. Nosso intercâmbio comercial diminuiu 30% desde então. Tínhamos um fluxo de mais de US$ 6 bilhões que agora gravita em torno de US$ 4 bilhões”, declarou.
Lula voltou a repetir que os países ricos precisam pagar os países em desenvolvimento, principalmente por causa da agenda climática. Segundo ele, “cabe aos países ricos fazerem frente às suas responsabilidades para que o Sul Global possa avançar em ritmo compatível com suas circunstâncias”.
Por: Estadão Conteúdo
Projeto, que terá início em 07 de fevereiro, financia blocos de rua, festas populares e…
Inscrições do ProBem estão abertas até dia 23 de janeiro. Programa beneficia estudantes cadastrados no…
A Polícia Civil de Goiás, por meio da Delegacia de Polícia de Barro Alto, prendeu…
O prefeito de Goianésia, Renato de Castro, participou na tarde desta segunda-feira, 12, em Goiânia,…
Em agosto de 2025, o Senado aprovou três nomes para a diretoria colegiada da Agência…
A Agência Nacional de Vigilância Sanitária (Anvisa) aprovou nesta segunda-feira, 12, o uso do medicamento…
This website uses cookies.