O presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT) disse nesta quinta-feira, 23, que o Brasil e a Indonésia devem avançar no comércio bilateral baseado em moedas locais, sem depender do dólar, e reforçou a aliança entre os dois países na consolidação do Sul Global. A declaração foi feita ao lado do presidente Prabowo Subianto, após a cerimônia de assinatura de atos de cooperação no Palácio Merdeka, em Jacarta.
“Brasil e Indonésia não querem uma nova Guerra Fria. Queremos comércio livre, multilateralismo, democracia comercial e não protecionismo”, afirmou Lula.
O presidente também defendeu que os dois países, que somam quase 500 milhões de habitantes, elevem o nível do intercâmbio comercial, atualmente em torno de US$ 6 bilhões anuais. “É pouco para o Brasil e é pouco para a Indonésia”, disse.
Com os acordos assinados nesta quinta-feira em áreas como estatística, agricultura, energia, ciência, tecnologia e promoção comercial, Lula apontou para “uma cooperação mais profunda e diversificada” entre as duas nações.
Na esfera internacional, o brasileiro agradeceu o apoio da Indonésia à Conferência das Nações Unidas sobre Mudanças Climáticas (COP30), que será realizada em Belém (PA), em novembro, e defendeu a criação de mecanismos de financiamento para a preservação das florestas tropicais.
O presidente reafirmou ainda o apoio à entrada da Indonésia no Novo Banco de Desenvolvimento (NDB) e saudou a atuação conjunta no Brics e no G20.
Por: Estadão Conteúdo
O rei Charles III e a rainha Camilla rezaram nesta quinta-feira, 23, com o Papa…
Terry Rozier, jogador do Miami Heat, e Chauncey Billups, hall da fama da NBA e…
Nessa quarta-feira, 22, foi realizada a Prova do Fazendeiro na Fazenda 17. Após a saída…
Goiânia completa 92 anos com avanços em segurança, saúde, educação, infraestrutura e inovação tecnológica (Foto:…
O presidente da Ucrânia, Volodimir Zelenski, afirmou nesta quinta-feira, 23, que "este é o momento…
O Lloyds, maior banco de varejo do Reino Unido, informou nesta quinta-feira (23) que teve…
This website uses cookies.