Lula decreta GLO durante a COP-30 em Belém


O presidente Lula decretou nesta segunda-feira, 3, aplicação de um decreto de Garantia da Lei e da Ordem (GLO) durante a realização da COP 30 em Belém, incluindo a cúpula de líderes. A medida entra em vigor de 2 a 23 de novembro e foi tomada após pedido do governador do Pará, Helder Barbalho. Ela também irá englobar as áreas com infraestrutura crítica de Altamira e de Tucurí.

A conferência será realizada entre 10 e 21 de novembro, mas chefes de Estado e de Governo, ministros e dirigentes de organizações internacionais vão se reunir antes, nos dias 6 e 7 de novembro, para discutir os principais desafios e compromissos no enfrentamento da mudança climática.

Embora a segurança pública seja competência dos Estados, o governo federal pode realizar intervenções temporárias por meio da GLO, um dispositivo que só pode ser autorizado por meio de decreto assinado pelo Presidente da República. A GLO é regulada pelo Artigo 142 da Constituição Federal e concede aos militares das Forças Armadas (Exército, Marinha e Aeronáutica), em uma área específica e por período determinado, o poder de atuar como polícia. Ou seja, eles podem realizar patrulhamentos, revistas, apreensões e prisões.

Em linhas gerais, as missões de GLO são decretadas quando as forças tradicionais de segurança pública não conseguem conter graves situações de perturbação da ordem – mas também podem ser usadas em ocasiões específicas, como nas Olimpíadas do Rio de Janeiro, em 2016. “Nessas ações, as Forças Armadas agem de forma episódica, em área restrita e por tempo limitado, com o objetivo de preservar a ordem pública, a integridade da população e garantir o funcionamento regular das instituições”, informa nota do Ministério da Defesa.

A GLO voltou a ser discutida no Rio após a megaoperação deflagrada nesta terça-feira, 28, nos complexos do Alemão e da Penha, na zona norte, a mais letal da história do Estado fluminense. Batizada de Contenção, a ofensiva policial mirou as lideranças do Comando Vermelho (CV) e também o narcotráfico.



Por: Estadão Conteúdo

Estadão

Recent Posts

5 alimentos e bebidas para turbinar o emagrecimento até o verão

Com a proximidade do verão, cresce a busca por estratégias eficazes para perder peso. Mais…

3 minutos ago

5 dicas para manter o equilíbrio na reta final do Enem

Faltam poucos dias para o Exame Nacional do Ensino Médio (Enem) 2025, e essa reta…

5 minutos ago

IGP-M de 2025 passa de 0,49% para -0,20%; para 2026, cai para 4,08%

A mediana do relatório Focus para o Índice Geral de Preços - Mercado (IGP-M) de…

16 minutos ago

Rybakina vira sobre Swiatek com pneu e vai à inédita semifnal do WTA Finals

Em alto estilo, Elena Rybakina está pela primeira vez nas semifinais do WTA Finals, torneio…

18 minutos ago

Polícia retira quatro nomes de lista de suspeitos mortos em megaoperação no Rio

Quatro nomes que constavam na primeira lista de suspeitos mortos na megaoperação nos complexos do…

24 minutos ago

Ouro fecha em alta, impulsionado por compras de BCs e incerteza com política comercial

O ouro fechou a sessão desta segunda-feira, 03, em alta, retomando o ímpeto ao ser…

25 minutos ago

This website uses cookies.