Lula confirma participação no G7 e encontro com premiê do Canadá em meio a tensão com Ucrânia


O presidente Luiz Inácio Lula da Silva confirmou nesta quarta-feira, dia 11, sua participação na Cúpula do G7, a ser realizada na próxima semana, no Canadá.

Ele recebeu um telefonema do novo premiê canadense, Mark Carney, o anfitrião do encontro, com o convite para a sessão ampliada de debates entre os líderes, no dia 17 de junho.

Lula viajará a Kananaskis para o encontro de líderes no momento de tensão geopolítica interna, em que o grupo das potências ocidentais diverge sobre como apoiar a Ucrânia na guerra contra a Rússia. O petista costuma ser convidado para as reuniões do bloco, antigo G-8, do qual os russos foram excluídos após a anexação da Crimeia.

Lula vai ao Canadá depois de ter visitado a Rússia, a China e a França, em viagens nas quais demonstrou simpatia com Moscou e divergências sobre a guerra com as potências ocidentais aliadas da Ucrânia que se concentram no G7.

Ao lado da China, ele decidiu apoiar uma proposta de negociação sugerida por Vladimir Putin, sem condicionantes como um cessar-fogo que era pedido pelo lado ucraniano – e não foi atendido. Lula também levou apelos de Kiev a Putin para que aceitasse a pausa e se engajasse pessoalmente nas discussões sediadas na Turquia, sem obter sucesso.

Além da sessão de debates com líderes convidados, Lula também se reunirá em privado com Carney pela primeira vez. Eles devem discutir o multilateralismo, defesa da democracia e livre comércio, no momento em que ambos países são alvos de tarifas por parte do governo Donald Trump. O assunto deverá estar em pauta na reunião.

Há possibilidade de que o presidente brasileiro tenha outras reuniões com líderes globais, embora um encontro com Trump seja visto com receio dentro do governo.

O ucraniano Volodmir Zelenski também foi convidado, como tem sido a regra nas últimas edições do G7. Além dele, os canadenses convidaram os líderes políticos da África do Sul, Austrália, Coreia do Sul, Emirados Árabes Unidos, Índia e México.

Lula deve participar apenas do último dia da cúpula, que começa no domingo, dia 15, e vai até terça-feira, dia 17. A data do deslocamento aéreo do presidente ainda não foi confirmada.

O petista convidou, durante a conversa telefônica, o líder canadense a participar da COP-30, em Belém (PA). Segundo a Presidência da República, o premiê do Canadá também confirmou sua vinda ao Brasil para a cúpula climática das Nações Unidas.

Segundo o Palácio do Planalto, o G7 vai discutir, entre outros temas, segurança energética, minerais críticos, financiamento, inovação, tecnologia e inteligência artificial.



Por: Estadão Conteúdo

Estadão

Recent Posts

PCGO prende investigado que jogou gasolina e ateou fogo em vítima, em Uruaçu – Policia Civil do Estado de Goiás

A Polícia Civil de Goiás, por meio da Delegacia de Polícia de Uruaçu – 18ª…

37 minutos ago

PCGO prende dois investigados em flagrante e desarticula ponto de tráfico de drogas em Goiânia – Policia Civil do Estado de Goiás

A Polícia Civil de Goiás, por meio da Delegacia Estadual de Repressão  aos Narcóticos (Denarc),…

2 horas ago

Polícia Civil prende homem por maus-tratos que resultaram na morte de cadela

A Polícia Civil de Goiás prendeu em flagrante, na última segunda-feira (26), um homem suspeito…

3 horas ago

Programa Jovem Aprendiz abre vagas para Auxiliar Administrativo em Goianésia

A Fundação Crescer está com inscrições abertas para o Programa Jovem Aprendiz em Goianésia, oferecendo…

4 horas ago

PCGO prende família em Posse por tráfico de drogas, associação para o tráfico e posse irregular de arma de fogo

A Polícia Civil de Goiás, por meio da equipe da Delegacia de Polícia de Posse…

5 horas ago

This website uses cookies.