Categories: Últimas Notícias

Lula colossal que pode chegar a pesar 500 quilos é vista em habitat natural pela 1ª vez


Pesquisadores marinhos do Instituto Schmidt Ocean, fundado pelo ex-chefe da Google, Eric Schmidt, encontram pela primeira vez em habitat natural uma lula colossal, cientificamente nomeada como Mesonychoteuthis hamiltoni.

Especialistas acreditam que o animal pode atingir entre seis e sete metros de comprimento, considerando seus tentáculos, e pesar mais de 500 quilos, o que o tornaria o invertebrado mais pesado já conhecido.

A lula gigante foi vista e filmada no Oceano Atlântico, a cerca de 600 metros das Ilhas Sandwich do Sul, que ficam na mesma latitude de Ushuaia, no extremo sul da Argentina, durante uma expedição que busca encontrar e classificar novos animais marinhos.

De acordo com o Instituto Schmidt Ocean, a espécie foi formalmente descrita e nomeada há 100 anos, em 1925, com base em dois espécimes parciais encontrados no estômago de um cachalote (um cetáceo dentado, similar a baleias), perto das Ilhas Shetland do Sul, que ficam na ponta superior da Antártica, na região longitudinal do Ushuaia.

“No entanto, ninguém jamais capturou imagens de uma lula colossal viva – até agora”, disse o instituto em postagem no Instagram. “Dr. Kat Bolstad, professor associado e líder do laboratório da Universidade de Tecnologia de Auckland, Nova Zelândia, trabalhou com o especialista em lulas de vidro Dr. Aaron Evans para ajudar a confirmar esta observação.”

Peixes, aves e mamíferos marinhos atacam lulas colossais juvenis. Mas, em tamanho adulto, os únicos predadores conhecidos capazes de capturar o animal seriam cachalotes e tubarões dormentes – embora restos de lulas colossais adultas também terem sido encontrados em estômagos de marlongas (tipo de peixe), provavelmente sobras eliminadas por predadores maiores.

Confira o vídeo aqui



Por: Estadão Conteúdo

Estadão

Recent Posts

Lucro do Société Générale cresce 11% e atinge 1,52 bilhão de euros no 3º trimestre

O Société Générale teve lucro líquido de 1,52 bilhão de euros no terceiro trimestre de…

24 segundos ago

Redução de aulas de autoescolas é ‘discussão necessária’, diz presidente da Câmara

Por Redação O Estado de S. Paulo - 30/10/2025 12:01 O presidente da Câmara dos…

7 minutos ago

International Paper registra prejuízo inesperado de US$ 426 milhões e decepciona com receita

A International Paper teve prejuízo líquido de US$ 426 milhões no terceiro trimestre de 2025,…

7 minutos ago

Pará pede decreto de GLO durante a COP30 em Belém e Lula deve autorizar, diz governador

Por Redação O Estado de S. Paulo - 30/10/2025 11:25 O governador do Pará, Helder…

14 minutos ago

Lagarde diz que decisão do BCE foi unânime e que política monetária segue eficaz

A presidente do Banco Central Europeu (BCE), Christine Lagarde, afirmou nesta quinta-feira, 30, que a…

15 minutos ago

‘Evoluí nos aspectos mental e físico’

João Fonseca teve uma semana para lá de desgastante. Após o título no ATP 500…

17 minutos ago

This website uses cookies.